Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Pacto Regional restringe flexibilização, mas mantém setores em funcionamento
13/06/2020 17h37

Pacto Regional restringe flexibilização, mas mantém setores em funcionamento

Na coletiva deste sábado, além do prefeito Prado estiveram o verador André Sasso e o médico Dr. Norberto Pompermayer

Em coletiva realizada na tarde deste sábado, 13, o prefeito Anderson Prado explicou o que foi determinado em reunião dos 39 prefeitos da região realizada por videoconferência na tarde da sexta-feira, dentro do Pacto Regional Covid, sobre as regras a serem observadas pelos municípios a partir da segunda-feira, 15, sobretudo no que se refere a abertura de estabelecimentos comerciais, essenciais ou não. Haverá, no entanto, maior rigidez, tanto no horário como na fiscalização. O prefeito falou também que foi iniciado o Plano B, sobre o projeto de aumentar o número de leitos no Hospital Nossa Senhora da Piedade, que hoje já tem 23 e que tem projeto de chegar 40 leitos, além dos 12 existentes de UTI.

O prefeito disse que “cada município se organiza de forma peculiar”, ao comentar as diferentes situações registradas nos 39 municípios do Pacto Regional. Afirmou que “alguns não estão em consonância com o Decreto do governo estadual”, exatamente porque os municípios vivem fases diferentes, uns dos outros. Uma coisa que será observada é o horário de abertura do comércio, para que todas as cidades mantenha o mesmo período. “Não adiante Lençóis Paulista abrir seu comércio em horário diferenciado de Bauru”, comentou.

O vereador André Paccola Sasso, que é o presidente da Comissão Parlamentar de Acompanhamento do Pacto Regional e que representou na coletiva o presidente Nardeli da Silva, disse que um Decreto Municipal será publicado amanhã com todos os novos regramentos para o setor.

O vereador André Sasso explicou a necessidade de colaboração de todos para que não ocorra o mesmo da semana passada, quando as regras foram afrouxadas e o movimentos no centro comercial foi acima do normal. Comentou da missão difícil das autoridades porque há mudanças constantes, isso de acordo com a pandemia, e que medidas vão sendo tomadas quando necessário.

Presidente do Comitê Local de Combate a Covid-19, o médico Norberto Pompermayer comentou que o número de casos da doença está aumentado e por isso o pico está se aproximando. Porém, mostrou preocupação com o número de leitos disponíveis. Precisamos diminuir a taxa de transmissão, as medidas que se fazem necessárias aos as medidas de proteção, não tem como relaxar”, comentou, informando que o plano B local é de passar o número de leitos da enfermaria de 23 para 40 no Hospital Nossa Senhora da Piedade, e de 9 para 16 no CMU (Unimed). Pompermayer disse que a partir de hoje, por conta a Covid-19 e por falta de material anestésico, estão suspensas em Lençóis Paulistas as cirurgias eletivas. “É hora de responsabilidade de todos”, comentou.

Antes de encerrar seu pronunciamento na coletiva, Dr. Norberto ao se referir as medidas de combate a Covid alertou: “está na hora da população responder com mais veemência”.