Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Comunidades e Meio Ambiente mantêm hortas comunitárias
09/06/2020 13h21

Comunidades e Meio Ambiente mantêm hortas comunitárias

No Jardim Caju, recentemente, a área da horta comunitária foi ampliada em mais 6 lotes.

Mesmo em tempos de pandemia, um projeto importantíssimo para a promoção da sustentabilidade em Lençóis Paulista tem sido mantido pelas comunidades envolvidas, com apoio da Prefeitura Municipal – Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA). As hortas comunitárias instaladas nos bairros Cecap, Jardim Carolina e Jardim Caju são essenciais à comunidade, pois propiciam a produção de alimentos orgânicos, alimentação saudável e acessível, além de contribuir para a geração de renda aos cuidadores dessas hortas. No total, são 38 lotes que estão em plena produção, sendo que no Jardim Caju, recentemente, foram ampliados mais 6 lotes.

Os cuidadores dessas hortas são pessoas da própria comunidade que o projeto contempla. As áreas são concedidas pela Prefeitura, também com o intuito de utilização dos terrenos urbanos que estavam ociosos, muitas vezes sendo usados para descarte irregular de lixo. Os lotes de hortas produzem grande variedade de hortaliças e legumes. Alface, almeirão, chicória, couve, repolho, cenoura, beterraba, rabanetes, entre outros itens, são os mais encontrados. A renda gerada com a venda incrementa o orçamento das famílias e estimula a alimentação saudável nos bairros. Também são doados alimentos para algumas instituições sociais como Asilo, Apae e Casa Abrigo Amorada. O projeto envolve a organização das associações de bairros.

No Jardim Ubirama e na Casa Mãe da Piedade também há projetos de hortas comunitárias, porém em lotes únicos e produção em menor escala. As hortas comunitárias fazem parte do Programa Município Verde Azul como um dos critérios da diretiva “Município Sustentável”, que é apresentado anualmente em relatórios que pontuam Lençóis Paulista no programa.