Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Cecap, Centro e Jardim Itapuã lideram casos da covid19; “Não estamos fazendo política, estamos realizando políticas públicas de Saúde”, diz Prado
22/05/2020 18h16

Prado, Nardeli, Neno e Ney durante coletiva de imprensa

Leia também:

- Volume de cestas doadas em oito semanas corresponde a oito meses

- Serviço de abordagem aos moradores em situação de rua

- Plataforma aproxima pequenos comerciantes e grandes empresas

Com a sequência da testagem em massa para Covid19, o número de casos em Lençóis Paulista já soma 140 casos positivados, com quatro óbitos e 497 casos negativados da doença. Os dados foram apresentados pelo prefeito Anderson Prado de Lima durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 22. Prado também anunciou que a partir de hoje os boletins publicados pela Prefeitura vão informar o número de casos confirmados nos bairros.

De acordo com o mapa a Cecap já registra 11 casos, o centro da cidade aparece com nove casos a frente do Jardim Itapuã com oito casos, Jardim João Paccola com sete, Jardim do Caju I e II com seis casos e Jardim Ubirama com cinco casos. O mapa completo, por bairro, conforme frisou o prefeito será disponibilizado junto com o boletim das 19h.

“Quero esclarecer a situação dos óbitos, pois algumas postagens em redes sociais possuem cunho político, não soam bem, ofendem as famílias; hoje é o dia do abraço, quero que todas as famílias recebam meu abraço virtual. Vamos continuar fazendo testes, oferecendo condição de tratamento, de recuperação, estamos dividindo com a comunidade a responsabilidade de enfrentamento à Covid-19. Estamos falando de saúde, não falamos de política, estamos realizando políticas públicas de saúde. Não estamos inventando óbitos”, afirmou o prefeito na abertura da coletiva.

Prado afirmou ainda que a Prefeitura, a Secretária de Saúde, Câmara Municipal e a Central Covid têm recebido inúmeras ligações solicitando a realização dos testes para Covid-19. “O critério (para realização dos exames) pertence ao médico que vai sugerir ou não a realização do teste. É o médico por meio de protocolos que prescreve o teste, a medicação, indica o tipo de tratamento”, afirmou.

Trabalho intenso

O vereador e presidente da Câmara, Nardeli da Silva destacou que a estratégia do município e o trabalho articulado tem apresentado bons resultados, graças ao empenho dos servidores, autoridades e da população lençoense que sabe da importância das medidas tomadas até aqui.

Nardeli também informou que após reunião, o projeto de lei estabelecendo a redução de 25% dos salários dos vereadores deve ser apreciado na próxima semana. “Também fizemos contato com os servidores do Legislativo para que realizem doações”, frisou. O presidente da Câmara também solicitou que as doações sejam centralizadas no Tonicão, para facilitar e otimizar a montagem de cestas que serão enviadas para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Volume de cestas entregues pela Assistência Social equivale ao benefício de oito meses

O secretário de Assistência Social, Ney Góes, lembrou que já foram entregues até esta sexta-feira, 2.914 cestas básicas e 2.116 cotas de gás. “Esta quantidade equivale ao volume de doações de um período de oito meses. Quero reforçar o pedido do Nardeli, para que as doações sejam centralizadas e enviadas ao ginásio Tonicão”, pontuou o secretário.

Ney também agradeceu as doações feitas por empresas e pessoas de alimentos e produtos de higiene até agora e a implementação do Desafio Solidário, uma iniciativa do Instituto Lidera em parceria com a Bracell, Frigol e Lwart Lubrificantes.

O titular da Secretaria, também falou sobre a criação do Serviço Especializado de Abordagem Social criado para atender, reforçar os vínculos sociais e encaminhar pessoas em situação de rua para entidades de acolhimento. “Em 2017 tínhamos 78 pessoas em situação de rua. Hoje esse número caiu para 25, estamos fazendo um trabalho intenso mas existem pessoas que não demonstram interesse em aderir aos programas criados para o atendimento dessas pessoas. A Secretaria disponibilizou um número de telefone (3264 1716) para acionar a equipe responsável por este trabalho”, afirmou.

Plataforma fortalece comércio lençoense

O presidente da Acilpa, José Antonio Silva, o Neno, também participou da coletiva dando detalhes sobre a plataforma 'Compre em Lençóis'. “Através da plataforma www.compreemlencois.com.br, os pequenos empresários lençoenses conseguem enxergar a demanda de produtos das grandes empresas e, dentro de suas possibilidades, vender seus produtos para elas. Nosso objetivo é ajudar nesse momento complicado. O que mais queremos é que vários negócios sejam gerados e que o dinheiro circule em Lençóis para que os empregos sejam preservados”, destacou.

A primeira grande empresa parceira no projeto é a Lwart Lubrificantes, que está disponibilizando sua demanda de produtos aos empresários lençoenses. “Deixo aqui nosso agradecimento à direção da Lwart Lubrificantes por apoiar o comerciante lençoense, por confiar na ACILPA e por acreditar em Lençóis”, ressalta Neno. O presidente da Acilpa lembrou que na próxima semana, deve se reunir com o prefeito Anderson Prado e outras empresas para reforçar a importância desta iniciativa.