Secretaria Municipal de Educação promove atividades remotas de ensino
A Secretaria de Educação de Lençóis Paulista tem disponibilizado atividades remotas para que os estudantes da rede municipal de ensino possam continuar os estudos durante a pandemia da Covid-19. No município, as aulas presenciais estão suspensas desde o dia 23 de março. A medida segue as orientações dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educação, além do apoio e recomendações da Prefeitura Municipal.
“A proposta de atividades remotas foi implementada para minimizar os efeitos desse afastamento temporário dos alunos com as Unidades Escolares e dar continuidade ao desenvolvimento de algumas habilidades presentes no currículo escolar, pois o mais importante é o estabelecimento e o desenvolvimento de uma rotina e de estudos dirigidos, utilizando-se dos recursos tecnológicos disponíveis”, explica a secretária de Educação, Meiri Aparecida Galassi Montanhero.
Devido a antecipação do recesso escolar, as primeiras atividades foram disponibilizadas nas redes sociais pela Secretaria de Educação (6 a 15 de abril). Nesse período, os gestores das unidades escolares e professores organizaram os grupos de pais e alunos para estabelecer um canal de comunicação para envio das atividades via Facebook, WhatsApp ou e-mail, dando sequência nos trabalhos propostos.
Segundo Meiri, as atividades são formuladas levando-se em consideração o plano de ensino do professor, pautado na BNCC – Base Nacional Comum Curricular e o livro didático integrado do Sistema de Ensino Aprende Brasil, adotado pela rede municipal, bem como as ferramentas: videoaulas, blogs de assessoria, links e aplicativos, onde cada professor da sala de aula regular, organiza as atividades para sua turma, levando em consideração as singularidades de cada sala. Além disso, as famílias dos estudantes das redes estadual e municipal receberam da Secretaria Estadual de Educação uma cartilha de orientação e sugestões de atividades para complementar o ensino remoto.
Na Educação Infantil, as atividades priorizam o lúdico, com a interação da família por meio de jogos, brincadeiras, músicas e leituras diversificadas. Para o Ensino Fundamental I, as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática são a prioridade para esta faixa etária, privilegiando a leitura e a escrita, além do trabalho interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento.
No Ensino Fundamental II, o professor de cada disciplina é responsável pela elaboração das atividades de cada área específica. Para os alunos do Ensino Integral, os monitores culturais também disponibilizam exercícios em suas áreas, como dança, música e artes visuais. Em relação à Educação Especial, o material é adaptado de acordo com a necessidade de cada criança, e o professor especialista entra em contato com a família para orientar, ajudar e apoiar.
“Para os alunos da zona rural, as atividades são impressas e enviadas pela secretaria de educação semanalmente, assim como para os alunos da cidade que não têm acesso à internet ou outras ferramentas tecnológicas”, complementa.
A Secretária de Educação também destaca que os pais e responsáveis pelos alunos matriculados na rede municipal tem dado retorno aos professores, encaminhando dúvidas e registrando as devolutivas solicitadas. “Os professores estão realizando um trabalho muito significativo na rede municipal, com propostas riquíssimas e diferenciadas para atingir a maioria dos alunos, onde o apoio dos pais está sendo fundamental”, reforça Meiri.
Nesse contexto, há que se acrescentar ainda, que a rede municipal cumpre uma carga horária de 1000 horas no calendário, divididas em 200 dias letivos. Porém, devido a pandemia da Covid-19, os conselhos Federal e Estadual de Educação deliberaram o cumprimento da carga horária mínima de 800 horas, tendo as secretarias a flexibilidade na distribuição dos dias letivos. Meiri Montanhero destaca que as propostas de ajustes estão sendo planejadas de acordo com as legislações municipais, estaduais e federais vigentes que determinam o funcionamento da Educação durante o período de quarentena.
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