Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Governo do Estado estende quarentena até 31 de maio
08/05/2020 16h51

Governo do Estado estende quarentena até 31 de maio

A quarentena no Estado de São Paulo será estendida até o dia 31 de maio. O anúncio foi feito pelo governo de São Paulo, João Dória, hoje durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes. Existia uma expectativa para uma flexibilização para o interior paulista, mas esse procedimento não foi autorizado pelo Comitê Estadual de Contingenciamento à Covid-19, diante do aumento de casos positivos e também de óbitos no interior e litoral paulista, além da queda no índice de isolamento social em todas as regiões do Estado.

Com esta medida, o prefeito Anderson Prado informou, durante coletiva de imprensa realizada logo após a coletiva do Governador do Estado, que vai se reunir com prefeitos de cidades do mesmo porte, com a Acilpa e com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para alinhar o que pode ser feito de forma coletiva. “Lembro, porém, que a cidade deve continuar fazendo sua parte, peço que os comerciantes orientem seus clientes, que sigamos com as barreiras sanitárias, com o uso de máscaras, com o isolamento social. É preciso que sigamos as regras, tentando buscar a flexibilização por caminhos legais. Temos que seguir a Carta Magna e a determinação do Governo do Estado”, pontuou.

O Chefe do Executivo destacou a Plataforma de Vendas criada pela Acilpa, para o fomento das atividades do comércio em Lençóis Paulista. “Acesse a plataforma, compre em Lençóis, valorize o comércio local, peça para que o produto seja entregue em sua casa, ou retire na porta do estabelecimento. O comércio mais do que nunca precisa dos lençoenses”, lembrou.

Prado também anunciou que o município vai realizar testes em massa para Covid-19. Os critérios para realização dos exames serão determinados pelo Comitê contemplando as pessoas que possuem sintomas, pacientes com suspeitas da doença e regiões da cidade. “Com a realização dos testes, vamos ampliar a amostra populacional, para nortear a aplicação nossas competências e recursos, o trabalho de enfrentamento à Covid-19. A ideia é que saibamos a taxa de infecção em Lençóis de forma sistematizada e, a partir disso, tomemos medidas mais precisas amparadas nesses números”, explicou e ressaltou ainda que com o aumento de testagens o número de casos positivos para a doença também deve aumentar.

Os testes rápidos passam a integrar as plataformas dos boletins publicados pela Prefeitura. Os dados do município também serão encaminhados para a Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde.

Combata à crise financeira

Durante a coletiva, Prado anunciou a criação do Comitê de Combate à Crise Financeira, que será composto por servidores municipais de carreira e será presidido pelo secretário de Finanças, Júlio Antônio Gonçalves. O comitê será responsável pela elaboração de propostas para o enxugamento e redução das despesas no âmbito da Administração Municipal. Caberá ao Comitê, prestar orientações às pessoas jurídicas visando a busca de recursos nas esferas do Governo do Estado e do Governo Federal. As diretrizes formuladas pelo Comitê serão encaminhadas ao Governo Municipal.

Produção de 10 mil máscaras

O Centro Municipal de Formação Profissional (CMFP) está produzindo um lote com 10 mil máscaras em TNT, que a partir do dia 13 de maio, serão entregues às famílias em situação de vulnerabilidade social e que estão inscritas no CADúnico. A entrega será feita pelos agentes comunitários da Secretaria de Saúde. Prado agradeceu o empenho, o compromisso e a solidariedade das costureiras, dos agentes comunitários, servidores e das empresas e pessoas que tem formalizado a doação de alimentos e roupas.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Nardeli da Silva lembrou que os lençoenses devem continuar com o compromisso pelo isolamento, pela adoção das medidas de higiene e utilização das máscaras. “Quero parabenizar o prefeito pelo zelo por nossa cidade. Temos que manter esse compromisso sob o risco de perder tudo o que já foi conquistado”, pontuou durante a coletiva.