Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Com casos mais graves, aumento da curva da Covid 19 coloca comitê em atenção; em São Paulo, Prado busca mais equipamentos para o enfrentamento à Covid 19
04/05/2020 16h58

Com casos mais graves, aumento da curva da Covid-19 coloca comitê em atenção; em São Paulo, Prado busca mais equipamentos para o enfrentamento à Covid-19

Nardeli, Dr. Norberto, Ricardo e Ney durante coletiva de imprensa desta segunda-feira, 4 de maio

O aumento dos casos de infecção pelo novo coronavírus em Lençóis Paulista colocou autoridades e a Comissão de Combate à Covid-19 em estado de alerta. A informação fez parte da coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 4 de maio. O vereador e presidente da Câmara Municipal, Nardeli da Silva e integrante do Comitê, coordenou a coletiva e que contou com a presença dos secretários de Assistência Social, Ney Góes, e de Saúde, Ricardo Conti, e do médico e presidente do Comitê, Norberto Pompermayer. O prefeito Anderson Prado está em São Paulo, cumprindo agenda de trabalho no Palácio dos Bandeirantes, com o Secretário Executivo de Desenvolvimento Regional, Dr. Rubens Cury, solicitando equipamentos de saúde para o atendimento dos pacientes da Covid-19. Durante a coletiva, Nardeli informou que de ontem para hoje subiu para o nove o numero de suspeitos, sendo que quatro pessoas estavam internadas no Hospital Nossa Senhora da Piedade, sendo que um dos pacientes precisou ser entubado.

“A partir desta tarde, estamos monitorando a progressão geométrica da doença, com o aumento dos casos de maior gravidade. Mais do que nunca, pedimos a população tenha consciência, continue realizando a higienização das mãos, utilizando máscaras, não saindo de casa, mantendo a distância social, saindo apenas nos casos estritamente necessários. Toda a família não precisa ir ao mercado, não é um passeio. Agora é hora de compromisso, responsabilidade de todos”, pontuou o médico e presidente da Comissão de Acompanhamento, Norberto Pompermayer.

Na abertura da coletiva, Nardeli lembrou que os municípios que obtiverem no mínimo, um percentual de 50% de isolamento social, podem conquistar mais flexibilizações do comércio e de outras áreas. A informação foi divulgada pelo Governo de São Paulo. “Mais do que nunca precisamos estar mais unidos, seguindo as barreiras sanitárias. As recomendações do prefeito Prado ainda permanecem,”, afirmou o presidente. Nardeli também atualizou os números da Covid-19 no município.

Até o momento a cidade teve 52 notificações, sendo 7 casos positivos (inclusive um óbito), 36 negativos e 9 casos aguardando resultado. Desses casos suspeitos, temos 4 pessoas internadas, sendo que uma delas está entubada, 1 paciente lençoense está internado em Jau desde fevereiro, por conta de uma angioplastia, mas que agora apresentou sintomas da Covid-19 e está internado na UTI, 2 casos que estão aguardando na UPA e 3 pessoas em isolamento social domiciliar.

Município entregou 2.269 cestas básicas; critérios mudam amanhã

O secretário de Assistência Social, Ney Góes, informou que até 30 de abril, já foram entregues 2.269 cestas básicas. “Esses números equivalem ao atendimento de um período de seis meses. Deste total, 318 cestas vieram de doações. As demais foram adquiridas com recursos próprios do nosso orçamento, ou seja, investimos R$ 156.524,29”, explicou. Além das cestas, o município investiu mais R$ 136.552,00 para a compra de cotas de gás.

Com a implantação do auxílio-emergencial pelo Governo Federal, Ney Góes informou que a partir de amanhã, novas regras serão implantadas para a concessão de benefícios no âmbito do município. “Quando recebermos as ligações solicitando benefícios, as atendentes terão em mãos uma lista com o nome de todos os beneficiados que recebem outros auxílios. Se o nome constar na lista de beneficiários, serão usados outros critérios, faremos uma triagem para verificar a real necessidade do benefício, evitando que as pessoas que não precisam, recebem o auxílio”, explicou.

Auxílio-transporte

O secretário de Assistência Social, lembrou aos estudantes que já possuem o cartão do Banco do Brasil, que o pagamento será creditado na quinta-feira, 7, e que os estudantes podem retirar o valor nos caixas de autoatendimento. Já os estudantes que vão receber o benefício pela primeira vez, devem aguardar o contato do Banco do Brasil, para as orientações sobre o recebimento, uma vez que a instituição está estudando os meios para evitar aglomerações.

Leitos e microrregião

Questionado sobre o fato do atendimento de pacientes fora de sua unidade de referência, Ricardo Conti lembrou que “O SUS é um sistema universal. Esses pacientes vieram pelo SUS e nada impede que recebamos pacientes da nossa microrregião. As verbas vem do Governo Fderal, o SUS é um sistema amplo. Podemos sim receber pacientes de fora desde que a gente tenha uma pactuação”, lembrou. Ricardo lembrou sobre as obras para a implantação do Pronto Atendimento Covid-19, que após sua conclusão, vai centralizar todos os atendimentos em um único local com toda a estrutura. Ele afirmou que as obras terminaram e que agora o local está recebendo equipamentos e mobiliário.

Responsabilidade social

Norberto Pompermayer e o vereador Nardeli destacaram mais uma vez, o apoio e as doações de todas as empresas. “Quero mais uma vez agradecer a Bracell pela execução das obras para a implantação do PAC-19 (Pronto Atendimento à Covid-19). Com o apoio da Comissão, vamos realizar um alinhamento de toda a classe médica e equipes de Saúde, para que sigam o mesmo protocolo seja da Rede Pública ou Privada. O momento é de unirmos as forças, de responsabilidade e de compromisso”, afirmou.