Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeito anuncia mudanças no funcionamento do comércio
07/04/2020 16h23

Prefeito anuncia mudanças no funcionamento do comércio

Prefeito Anderson Prado durante a coletiva desta terça-feira, 7 de abril

O prefeito Anderson Prado anunciou nesta terça feira, 7, mudanças no funcionamento de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço em razão da epidemia do novo coronavírus (Covid-19). Seguindo as determinações do Governo do Estado, serviços não essenciais devem permanecer fechados ao público, podendo atender apenas nas modalidades de delivery e drive-thru.

As regras também mudaram para os serviços essenciais, como supermercados e conveniências, que passarão a partir de amanhã, 8 de abril, a funcionar das 8h às 20h. Além disso, será necessário realizar a aferição de temperatura de clientes e funcionários - com uma temperatura limite de 37,5ºC - e o uso de máscaras por todos os funcionários. Só será permitida a entrada de uma pessoa por família nos estabelecimentos.

“Nós vamos operar com maior rigidez nas próximas semanas se verificarmos infrações por aglomeração, os estabelecimentos que descumprirem as normas serão primeiro autuados e, em caso de reincidência, fechados. Por isso, contamos com a colaboração da população para evitar que medidas extremas tenham que ser tomadas e que as empresas que ainda estão com as portas abertas precisem ser fechadas”, destaca Prado.

Bancos, lotéricas e outros espaços que geram filas externas vão precisar demarcar o solo com spray, cal ou tinta e as farmácias passam a funcionar de acordo com o horário que consta no alvará. Segundo o prefeito, a multa para os comércios que causarem aglomerações pode chegar a R$ 30 mil e a Prefeitura está debatendo com o Ministério Público a possibilidade dos responsáveis pelas empresas que não cumprirem com as novas normas responderem criminalmente.

Todas as mudanças anunciadas hoje serão publicadas em decreto executivo municipal amanhã. Assim como os demais decretos, esse decreto estará disponível no site www.lencoispaulista.sp.gov.br/coronavirus.

O prefeito também anunciou que já foram entregues pela prefeitura 793 cestas básicas e 597 cotas de gás para as famílias em situação de vulnerabilidade, mas o governo municipal tem enfrentado dificuldades para comprar cotas de gás.