Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
18/03/2020 14h17

Programa Coleta Certa chega à Cecap

Contentores instalados em trecho da Rua Marcos Vilaça na Cecap

A Prefeitura de Lençóis Paulista começou nesta semana a implantação do programa Coleta Certa no bairro Cecap. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já começou a instalação dos contentores de lixo nas ruas do bairro e a coleta mecanizada deve começar no dia 23 de março. Até lá, a prefeitura deve realizar a entrega de panfletos conscientizando sobre o programa e a contratação de um carro de som para alertar os munícipes sobre a mudança.

O programa Coleta Certa busca tornar a coleta de resíduos sólidos mais eficiente e planejada no município, melhorando o serviço para os moradores e proporcionando um trabalho mais seguro aos servidores da coleta. Os contentores – verde para o lixo reciclável e azul para lixo orgânico – possibilitam que os moradores coloquem o lixo a qualquer hora do dia, evitando o risco de perder a coleta.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Edéria Azevedo, aponta que a medida também traz diversos ganhos ambientais, diminuindo o risco de obstrução das galerias e bocas de lobo, impedindo que o chorume chegue até os rios e aumentando a separação do lixo reciclável. “Em bairros como o Jardim Ubirama foi possível notar que a coleta de materiais recicláveis quase dobrou após a instalação do programa Coleta Certa”, explica Éderia.

A coleta é feita por meio de um engate no caminhão que permite que o lixo seja despejado na caçamba compactadora sem o auxílio de pessoas. Os resíduos orgânicos, do contentor Azul, serão transportados para o aterro sanitário, enquanto os do contentor verde serão destinados às Cooperativas de Reciclagem de Lençóis Paulista.

O serviço de Coleta Certa foi idealizado em 2018 e já está em funcionamento desde 2019 nos bairros Jardim Ubirama, Parque Antártica e Jardim Humaitá. Neste ano o programa também começou a atender os bairros do Núcleo Luiz Zillo, Parque Rondon e Jardim América. A cerimônia de inauguração do programa que estava programada para esta semana, foi cancelada como parte das medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19).