Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Visita técnica é realizada por alunos da ETEC na instalação modelo de sustentabilidade
17/03/2020 14h58

Quarenta alunos e professores do curso de edificações da ETEC “Cidade do Livro” visitaram o teatro

Um grupo formado por 40 alunos e professores do curso de edificações da ETEC “Cidade do Livro”, representantes do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e também da AEALP – Associação de engenheiros, arquitetos e agrônomos de Lençóis Paulista participaram de uma visita técnica na última segunda-feira, 16, ao Teatro Municipal “Adélia Lorenzetti”, por ser uma Instalação Modelo de Sustentabilidade que recebe a marca do Programa Município Verde Azul. A ação foi apresentada pelo interlocutor Helton Damacena, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e os alunos foram guiados pelo engenheiro civil Evandro Alberto Dealbem, que explanou sobre os processos de edificação e plantas do teatro, bem como sobre os itens de sustentabilidade.

O Teatro Municipal “Adélia Lorenzetti” é referência nesse sentido, pois em seu processo de edificação foram levados em consideração vários itens e iniciativas ambientalmente adequada. A instalação modelo precisa conter no mínimo dez itens de sustentabilidade, dentre as quais a apresentação do endereço, responsável pelo local, elemento fixo de identificação (placa), a publicidade e promoção de visitação pública nos relatórios da diretiva Município Sustentável do PMVA.

Como iniciativas sustentáveis, o Teatro Municipal contempla a acessibilidade; área verde externa permeável; calçada ecológica; lixeiras e coleta seletiva de resíduos; lâmpadas fluorescentes com refletores de alumínio; espaço árvore; iluminação natural e ventilação cruzada; sensores de presença; torneiras com temporizadores para uso racional da água; reúso de materiais; cisternas para armazenamento de água da chuva; aparelhos eletrônicos com selo procell (economia de energia); piso externo intertravado; piso interno lavável; uso de madeira legal/CADMADEIRA; e iluminação com lâmpadas de LED. Ao todo são 16 itens contabilizados para que seja reconhecido como uma das instalações modelo de sustentabilidade em Lençóis Paulista.

Do grupo de alunos de edificações vários já atuam no ramo da construção civil, como mestres de obras, serventes, calheiros, pintores, gesseiros, marceneiros, projetistas, além de professores do curso com formação em arquitetura e engenharia. As visitas, que contam com apoio da Secretaria de Cultura, são realizadas de forma contínua com estudantes e profissionais ligados à área da construção civil.