Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Salvaguarda da biodiversidade é tema de educação ambiental
04/03/2020 14h50

Salvaguarda da biodiversidade é tema de educação ambiental

Crianças de escolas municipais do ensino infantil, etapa II, participam da visitação ao Jardim Sensorial

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) tem promovido diversas ações que envolvem palestras instrutivas e de utilidade pública, bem como visitas ao Centro de Educação Ambiental no Parque do Povo, objetivando o desenvolvimento e a promoção da educação ambiental que envolve a “Salvaguarda da Biodiversidade” no âmbito municipal. A medida é aplicada conforme premissa da diretiva “Biodiversidade” do Programa Município Verde Azul.

O tema é trabalhado em duas frentes, com palestras voltadas para o público da educação ambiental não formal, ou seja, públicos comunitários. Já o público escolar, ou seja, a educação ambiental formal, com foco no ensino infantil – Etapa II, participa de visitação ao Centro de Educação Ambiental – Jardim Sensorial e Mini Zoo de Esculturas no Parque do Povo, onde as crianças aprendem sobre a fauna e flora por meio da leitura de histórias, recursos audiovisuais e contato com as plantas e esculturas dos animais. O calendário de visitação iniciado em fevereiro se estenderá até novembro de 2020.

Ainda para março estão previstas duas palestras no CRAS-II (Centro de Referência em Assistência Social), para o público adulto, e os participantes receberão noções sobre proteção da biodiversidade, contexto global, nacional e local, sendo que em caso de aparecimento de animais silvestres em situação de risco basta acionar o serviço do Corpo de Bombeiros pelo 193. Também serão orientados sobre a Lei 9.605/1998, de crimes ambientais, que trata sobre os crimes de tráfico de animais silvestres, caça e pesca ilegal, maus tratos e queimadas, entre outras situações que põe em risco a biodiversidade.

As ações ocorrem de forma contínua, conforme cronograma preestabelecido, e envolve a aplicação da Lei Municipal nº 4.989/2017, que institui o Programa Municipal de Educação Ambiental.