Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Conselho Técnico do CGBH RL emite nota sobre o mês de fevereiro
04/03/2020 13h17

Conselho Técnico do CGBH-RL emite nota sobre o mês de fevereiro

Fevereiro registrou o maior índice de chuvas para o mês nos últimos 76 anos

INFORMATIVO TÉCNICO SOBRE O BALANÇO PLUVIOMÉTRICO DA BACIA DO RIO LENÇÓIS

O Conselho Técnico do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis (CGBH-RL), divulga a seguinte Nota Técnica sobre o BALANÇO PLUVIOMÉTRICO NA ÁREA DA BACIA DO RIO LENÇÓIS:

MÉTODOS DE LEITURAS PLUVIOMÉTRICAS

Segundo as leituras das Estações de Medições Pluviométricas instaladas na área da bacia do rio Lençóis, obtivemos os seguintes dados no mês de fevereiro de 2020:

Acumulado Geral na Área da Bacia Hidrográfica entre os dias 01 e 26 de fevereiro de 2020: 3.030 mm;

Média Geral da Bacia Hidrográfica entre os dias 01 e 26 de fevereiro de 2020: 379 mm;

Percentual Consolidado em Relação a Cota Mensal de fevereiro: 203% além da cota máxima prevista.

Explicação Técnica:

É o fevereiro mais chuvoso desde 1944, quando ocorreu um evento de inundação na bacia do rio Lençóis. Entre os dias 09 e 10 de fevereiro de 2020, o sistema de segurança contra eventos de enchentes e inundações operacionalizado através do Procedimento Padrão de Monitoramento Climático e Ambiental - PPMCA, empregado desde 2017 pelo CGBH-RL e acompanhado pelo Ministério Público Estadual, bloqueou por hora o período de retorno de inundações na Bacia Hidrográfica, que seria latente nos municípios de Lençóis Paulista e São Manuel. Nesse período padrão de análise de 48 horas, as Estações de Medições Pluviométricas registraram, volume de 1.102 mm acumulados, o suficiente para elevar a lâmina d’água do rio Lençóis em Lençóis Paulista e ribeirão Paraíso em São Manuel em mais de 2 metros de altura. Parte desse volume ficou amortecido nos 10 reservatórios de contenção de cheias e a outra parte foi transposta pelo rio Lençóis e ribeirão Paraíso em 72 horas, movimentando da montante para jusante um volume de 250.000 metros cúbicos de águas pelos dois cursos d’águas.

PRAZO DE VIGÊNCIA E FINALIZAÇÃO DO PPMCA

O Conselho Técnico do CGBH-RL deliberou na semana passada, a prorrogação do prazo de vigência do PPMCA, que iria até 10 de março para 20 de março. Nesse período seguem as orientações previstas no Procedimento Padrão às Defesas Civis da área da Bacia do rio Lençóis para contingenciamento de eventos de cheias.

Ao final de vigência do PPMCA, o Conselho Técnico irá discutir e apresentar o relatório final, que deverá ser enviado pelo CGBH-RL ao Ministério Público Estadual, contendo os números e os resultados das operações, que bloqueou até o momento sob condição efetiva de operacionalização continua dos procedimentos técnicos, o período de retorno para inundações na área da bacia do rio Lençóis.

CONSELHO TÉCNICO DO CGBH-RL