Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria do Meio Ambiente promove ações educativas sobre recursos hídricos
28/02/2020 10h00

Secretaria do Meio Ambiente promove ações educativas sobre recursos hídricos

Alunos da EMEIF Irma Carrit em visita a Estação de Tratamento de Água do SAAE

Tendo em vista a aplicação da Lei Municipal nº 4989/2017, que instituiu o programa Municipal de Educação Ambiental de Lençóis Paulista, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) reiniciou a programação que atende grupos específicos da educação ambiental formal, escolas, e não formal, comunidades, visando a interação e aproximação com os temas relacionados aos recursos hídricos.

Os alunos de 4º ano da rede municipal estão envolvidos diretamente com a visitação de três pontos específicos, sendo o primeiro o Parque do Paradão, onde receberam instruções sobre o Rio Lençóis, com histórico e importância para a população de Lençóis Paulista; aplicaram o programa “Aprendendo com a natureza”, com propícia observação das árvores e da avifauna loca; e obtiveram conhecimento sobre a arborização do parque e da mata ciliar que protege o Rio Lençóis.

Depois da visita ao Parque do Paradão, todos foram a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) de Lençóis Paulista, onde o técnico responsável pelo tratamento da água explicou aos alunos as fases desde a captação da água bruta do Rio Lençóis, coagulação, floculação, decantação, filtração e adição de cloro e flúor. Lembrando que a água distribuída é monitorada 24 horas.

E para encerrar a visitação, os alunos foram ao segundo maior curso d'água que atravessa a área urbana, o Córrego da Prata, onde também se encontra a “Nascente Municipal Modelo”, na mata ciliar do Jardim Europa. Lá, todos puderam entender a relação entre os rios, sendo o Córrego da Prata um afluente do Rio Lençóis, que deságua no Rio Tietê, formando assim uma importante bacia hidrográfica.

A visitação à Nascente Municipal Modelo é um dos critérios contidos na diretiva “Gestão das Águas” do Programa Município Verde Azul. As visitas são guiadas e monitoradas pelo interlocutor e educador ambiental da SAMA, Helton Damacena, bem como por professores e monitores de escolas.

O calendário de visitação prossegue durante o ano, especialmente em março, quando, no dia 22, se celebra o Dia Mundial da Água.