Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Abandono de animais esgota capacidade de Canil Municipal
26/02/2020 13h59

Abandono de animais esgota capacidade de Canil Municipal

Canil Municipal já está com capacidade esgotada

Com capacidade para atender até 96 cães, Canil Municipal abriga atualmente 97 animais e não tem mais local para receber novos bichos. O Gatil Municipal, que funciona no mesmo local, também está próximo de sua capacidade máxima: tem 44 gatos das 50 vagas disponíveis. O problema, segundo a Coordenadoria de Proteção Animal, está relacionado ao excessivo número de abandonos de animais nas ruas de Lençóis Paulista. “Eu costumo dizer que não existe animal de rua. O que existe é um animal que foi abandonado e, por não ser castrado, procriou na rua”, explicou a coordenadora de Proteção Animal, Milena Montanholi Mileski.

É importante frisar que o Canil/Gatil Municipal de Lençóis Paulista é uma dos maiores e com melhor estrutura de atendimento da região. Inclusive, o projeto arquitetônico original foi ampliado possibilitando o atendimento de 96 cães e 50 gatos, além de área de atendimento veterinário e setor administrativo. “Vale lembrar que o Canil/Gatil só recebe animais que estão nas ruas doentes, prenhes ou machucados. E mesmo assim já chegamos à nossa capacidade máxima, porque o número de abandonos é muito grande”, completou Milena.

E o problema é ainda mais grave, porque além do Canil e Gatil estarem lotados, a Associação Protetora dos Animais e alguns protetores parceiros da Coordenadoria também estão com a capacidade de recolher animais esgotada, até porque essas entidades e pessoas independentes vivem de doações e campanhas para manter esse trabalho.

A Coordenadoria de Proteção Animal tem feito sua parte para evitar a proliferação de animais nas ruas. Todos os meses, entre 20 e 25 animais de rua são castrados com o objetivo de evitar eles se reproduzam.

Para tentar desafogar o canil/gatil, todos os meses, geralmente no último domingo de cada mês, a Coordenadoria realiza uma Feirinha de Adoção para conseguir um lar para os animais que estão sob a guarda do município. “As feirinhas de adoção são fundamentais para, em primeiro lugar, conseguir um lar para esses animais, porque eles merecem; e em segundo lugar, para abrir uma vaga para o atendimento de um novo caso”, continuou.

Milena explica ainda que a Coordenadoria também está procurando voluntários que possam acolher provisoriamente os animais, por conta da falta de vagas no Canil/Gatil. “Nós pedimos para que se a pessoa tem essa disponibilidade, procure a Coordenadoria e se cadastre. Isso vai nos ajudar muito a amenizar esse problema de falta de local adequado para abrigar esses animais. É uma guarda provisória, ou seja, assim que aparecer uma vaga no canil, nós pegamos de volta esse animal que vai seguir posteriormente à adoção”, explica.

É importante lembrar que além de ser um ato cruel, o abandono ou maus-tratos de animais também é crime e está previsto na lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientes), no seu artigo 32. A pena prevista pelo Art. 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa.

 

notícias relacionadas

Tags: abandono, animais, esgota, capacidade, canil, municipal.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo