Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Carnaval da Alegria na Capital do Livro começa neste sábado
21/02/2020 09h28

Carnaval da Alegria na Capital do Livro começa neste sábado

Tradicional desfile de blocos abre o Carnaval 2020

Começa neste sábado, 22, mais uma edição do Carnaval da Alegria na Capital do Livro. A abertura do evento é com o tradicional Desfile de Blocos, com o início da concentração às 9h, ao lado da Praça do Constitucionalista, no cruzamento das Avenidas Ubirama com 25 de Janeiro. Além do tradicional desfile de blocos, a programação contempla shows, oficinas de máscaras, Agita Lençóis e trenzinho da alegria. O banho de espuma sucesso do carnaval 2019, também integra a programação do evento para a alegria das crianças.

A Secretaria de Cultura, responsável pela organização e realização do evento, montou uma infraestrutura especial para atender os foliões durante as atrações na Praça Comendador José Zillo, a Concha Acústica, entre os dias 22 e 25 de fevereiro.

A organização vai disponibilizar estrutura coberta com barracas de alimentação e bebida, brinquedos infláveis e apresentações do Projeto Criança Feliz. O Carnaval de Alegria na Capital do Livro é organizado e promovido pela Prefeitura de Lençóis Paulista por meio da Secretaria de Cultura e tem o apoio da Secretaria de Saúde.

Blocos e homenagem

O tradicional Desfile dos Blocos abre a programação do Carnaval 2020 no sábado, 22, com o início da concentração às 9h, ao lado da Praça do Constitucionalista, no cruzamento das Avenidas Ubirama com 25 de Janeiro. Os blocos prometem um desfile com muita animação, música e um figurino especial. Com o apoio da AMALP (Associação dos Músicos de Lençóis Paulista), estão confirmadas a participação de oito blocos (veja box) neste ano. Os blocos seguem no sentido centro bairro com dispersão no Parque do Paradão e apresentação do Samba Verão, roda de samba com músicos lençoenses e Toke Novo Convida.

Neste ano, os blocos prestam uma homenagem ao músico José Carlos Mathias, que morreu no dia 22 de dezembro de 2019. José Carlos Matias atuou na Orquestra Municipal de Sopros Maestro Agostinho Duarte Martins por 17 anos, tendo nesse período ocupado o posto de diretor da orquestra. Foi fundador da Associação de Músicos e Artistas (Amalp), entidade que presidiu por 4 anos. Fundou o Bloco Contramão e foi grande entusiasta do resgate dos carnavais de rua, o que conseguiu realizar nestes últimos anos. Além disso, foi fundador da Orquestra de Maracatu de Lençóis Paulista, e no esporte coordenou o futebol do Grêmio Cecap.

Troca de Abadás

Neste ano, a entrega de abadás tem início no dia 17 de fevereiro. Os foliões interessados em receber o adereço devem procurar a Secretaria de Cultura na Rua Setembro, 934, e levar três frascos de isotônico, ou três litros de leite longa vida ou ainda um pacote de fralda geriátrica.

Resgate dos grandes carnavais e valorização dos artistas locais

O maestro e secretário de Cultura, Marcelo Maganha, lembrou que o Carnaval da Alegria está sendo preparado para oferecer uma programação completa para crianças, jovens e adultos. “Preparamos um grande evento para reeditar o sucesso de 2019. Estamos resgatando os grandes carnavais em Lençóis Paulista. Em 2019 por exemplo mais de 20 mil pessoas acompanharam os shows e atrações do evento em um clima de segurança, lazer e descontração. O Carnaval também vai valorizar o artista lençoense, pois todas as bandas e blocos são lençoenses. Esta é uma diretiva do Governo Municipal, a valorização do talento lençoense”, completou o secretário de Cultura.

Confira a programação do Carnaval da Alegria na Capital do Livro

22 de fevereiro (sábado)

9h00 - Concentração ao Lado Praça do Soldado Constitucionalista(Lado da Germania) 10h00 – Desfile de Blocos - Rua XV de Novembro. Apoio: AMALP

Bloco Pela Contra Mão Bloco das Estrelas Bloco Aranhas Negras Bloco Amigos do Morro Bloco Vai quem Ké Bloco Unidos do Júlio Ferrari Bloco do Guri