Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Coleta de lixo mecanizada nos bairros Núcleo, Jardim América e Rondon começa nesta segunda Feira
20/02/2020 10h01

Coleta de lixo mecanizada nos bairros Núcleo, Jardim América e Rondon começa nesta segunda-feira

Contentores já estão sendo posicionados nas ruas do Núcleo, Jardim América e Rondon

Começa nesta segunda-feira, 24, o programa Coleta Certa nos bairros Núcleo Habitacional Luiz Zillo, Jardim América e Parque Residencial Rondon. Os moradores agora devem descartar o lixo nos contentores (verde e azul) instalados próximos as esquinas de cada rua, separando o lixo reciclável do orgânico. O descarte pode ser feito em qualquer dia e horário, sem a necessidade de aguardar o caminhão de coleta.

O processo de recolhimento do lixo é simples, pois o contentor já possui o dispositivo de engate para facilitar a acoplagem ao caminhão coletor, que realiza o processo de despejo na caçamba compactadora sem a necessidade de auxílio manual. Os resíduos orgânicos, do contentor azul, serão transportados para o aterro sanitário, enquanto os do contentor verde serão destinados às Cooperativas de Reciclagem de Lençóis Paulista.

O serviço de Coleta Certa foi idealizado em 2018 e já está em funcionamento desde 2019 nos bairros Jardim Ubirama, Parque Antártica e Jardim Humaitá. “A medida também traz diversos ganhos ambientais, diminuindo o risco de obstrução das galerias e bocas de lobo, impedindo que o chorume chegue até os rios e aumentando a separação do lixo reciclável”, explica a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Edéria Azevedo.

Materiais orgânicos são os restos de alimentos, geralmente depositados no lixo da cozinha, como papel toalha, lenços de papel, papel engordurado e resíduos de banheiro. Já os materiais não orgânicos, que são separados e vendidos pela Usina de Reciclagem, são plásticos, como garrafas pet, sacos, cano PVC, brinquedos, embalagens e copos; papéis, como papelão, cadernos, revistas, jornais, tetra park, cartolinas, folhetos e caixas; vidros, como frascos, potes, garrafas e copos; e metais, como canos, chapas, enlatados, latas, tampas e panelas.

Os contentores não são destinados para o descarte de entulho, pneus, restos de podas de árvores e móveis velhos. Para saber como destinar esses materiais ou em caso de dúvidas sobre o Coleta Certa, basta ligar no telefone 3264 7054.