Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Palestra abre ano letivo na rede municipal de Ensino
07/02/2020 15h44

Palestra abre ano letivo na rede municipal de Ensino

Servidores da Secretaria de Educação durante cerimônia de abertura do ano letivo nesta semana no Teatro Municipal

Cerca de 600 servidores, lotados na Secretaria de Educação, participaram, na segunda-feira, 3, de palestra para a abertura das atividades do ano letivo na Rede Municipal de Ensino. O prefeito Anderson Prado, a vice-prefeita e presidente do Fundo Social, Cíntia Duarte e os secretários Meiri Aparecida Galassi Montanhero (Educação) e Railson Rodrigues (Administração), a representante do Sistema Aprende Brasil (Grupo Positivo), Ana Paula Silveira de Carvalho e o escritor e palestrante Fernando Gomes de Moraes participaram da cerimônia de abertura do evento, realizado no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti. A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Edéria Pereira Gomes Azevedo e a diretora do Centro Municipal de Formação Profissional (CMFP), Priscila Orsi Moretto Boaratto também prestigiaram o evento. Após a cerimônia de abertura, o escritor, filósofo, teólogo e humanista, abordou a Educação Social como conceito de totalidade, tratando dos desafios do pertencimento, da alteridade e da dignidade humana. Moraes desenvolveu trabalhos no campo missionário em comunidades pobres, com destaque para a África, especialmente em Angola e Moçambique. Participou ainda da elaboração de projetos e programas de desenvolvimento comunitário para o Timor-Leste, Paraguai, Venezuela e comunidades sertanejas do Nordeste Brasileiro. Trabalho de excelência e equipe comprometida Na abertura da cerimônia, a secretária de Educação, Meiri Aparecida Galassi Montanhero destacou o comprometimento da equipe. “Estamos aqui para iniciarmos 2020, apostando que ele será um ano cheio de prosperidade e muitas realizações, pois temos uma equipe comprometida, responsável e disposta a colaborar e melhorar sempre. Sei que o trabalho de vocês coordenadores, diretores e professores não é nada fácil, pois a escola e a sala de aula exigem muita atenção e intervenção constantes. Temos a oportunidade de realizar um trabalho de excelência, porque primeiramente já temos um trabalho, algo pelo qual muitos ainda anseiam e lutam. Todavia, precisamos acrescentar entusiasmo, vivacidade, alegria, humor e esperança em dias melhores, pois a aprendizagem se concretiza nessa perspectiva da organização do nosso trabalho e nas relações humanizadoras que construímos com nossos alunos e parceiros”, concluiu. Além da palestra realizada na segunda, atividades de formações foram realizadas nos dias 4 e 5 abordando o material utilizado na rede, que foi reformulado e alinhado à BNCC e ao Currículo Paulista, trabalho iniciado em 2018 pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e pelos gestores com pesquisas para a construção das habilidades locais, lembrou a secretária de Educação. Futuro O secretário de Administração, Railson Rodrigues, destacou o trabalho desenvolvido pelos professores, gestores e funcionários das escolas. "Quero agradecer toda a equipe (Educação), vocês constroem o alicerce de cada cidadão. Cada um de vocês lida com uma demanda, uma realidade diferente. Vocês estão na linha de frente, preparando o alicerce que vai edificar nossa cidade, pois o futuro está chegando. Além do vale-alimentação, do reajuste acima da inflação e premiações trimestrais em dinheiro, é possível valorizar o servidor através da qualificação, e essa palestra é um exemplo". Transformando vidas Durante seu pronunciamento, o prefeito Anderson Prado deu as boas vindas às educadoras, e afirmou que a escola “É a casa da esperança. É lá que o futuro está sendo edificado, construído e nada disso seria possível sem vocês (professoras) do município de Lençóis Paulista. Meu reconhecimento pelo que vocês constroem diariamente. Somos uma cidade que vai completar 162 anos e em franco desenvolvimento. Tudo isso só é possível porque temos professoras comprometidas nesse caminho árduo do aprendizado. Vocês devem se olhar no espelho como professoras, educadoras que se dedicam a fazer a diferença na vida de alguém. Bem-vindas ao futuro que se inicia novamente dentro de cada sala de aula, quando vocês começam a emanar o conhecimento que sai sim do cérebro, mas sai também da alma e do coração. Sou orgulhoso por termos tantas professoras transformando a vida de nosso futuro, nossas crianças. Que Deus possa dar discernimento, sabedoria e multiplicar esse amor que os professores têm”.