Lençóis Paulista, 27 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Comdema realiza 135ª reunião e visita na ETE/SAAE
29/01/2020 10h41

Comdema realiza 135ª reunião e visita na ETE/SAAE

A técnica em química do SAAE, Camila Moya, foi a monitora da visita

Na terça-feira, 28, conforme previsto na resolução nº 140/2019, aconteceu mais uma reunião mensal do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), no Centro de Educação Ambiental da Estação Elevatória de Esgotos (ETE) do SAAE de Lençóis Paulista.

No início do encontro, o membro e secretário do Comdema, Helton Damacena de Souza, apresentou a pauta da reunião aos membros. Foi feita a apresentação de ações desenvolvidas de acordo com premissas do Programa Município Verde Azul (PMVA) e assinada a ata da 134ª reunião ordinária. Nesta quarta-feira, 29, os interlocutores do programa Verde Azul de Lençóis Paulista participam de uma capacitação em Lins com outros interlocutores da região do Médio-Tietê.

Ainda na terça-feira, os membros visitaram a Estação de Tratamento de Esgotos de Lençóis Paulista, acompanhados e monitorados pela técnica em química do SAAE, Camila Moya, com objetivo de trabalhar a ação de educação ambiental da diretiva “Esgoto Tratado”, do PMVA, com foco em “tornar pública a existência e funcionamento da ETE”.

Todos visitaram a estação preliminar, que recebe o esgoto bruto e remove os resíduos sólidos contidos indevidamente no esgoto, bem como a casa de bombas, que tem a função de encaminhar o efluente para as lagoas anaeróbicas e facultativas, onde ocorre o tratamento por um processo biológico, antes do efluente tratado ser devolvido ao Rio Lençóis. Os membros do Comdema foram orientados sobre o que não se deve descartar na rede de esgotos, como água de chuva e óleo de cozinha.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e o SAAE organizaram o cronograma de visitação na ETE para envolver os alunos do 6º ano do ensino fundamental II, como um programa fixo que envolve a educação ambiental formal, além de outros grupos que compõem a educação ambiental não formal.

Dentre outros assuntos foi apresentada a ação do piloto de compostagem desenvolvido no Centro de Educação Ambiental do SAAE e a possibilidade de ampliação da ação para o município, envolvendo resíduos de refeitório de empresas no distrito industrial.

Participaram da 135ª reunião os membros Helton Damacena de Souza; Fábio José Esguícero; Eduardo Almeida e Silva; Antonio Severo Santos Filho, representando órgãos públicos; Marinho Ramos Pacco; Henrique de Oliveira Lima; Rosângela Aparecida Fernandes; Roberto José Conti e Sérgio Luiz Peres, representando a sociedade Civil.