Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Comitê gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis realiza primeira reunião de 2020
23/01/2020 11h50

Próxima reunião do comitê gestor está prevista para o dia 13 de março em Lençóis Paulista

O Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis realizou o primeiro encontro do ano de seus membros na terça-feira, 21, na sede da Ascana, em caráter extraordinário.

Os membros do Conselho Técnico receberam um relatório do Procedimento Padrão de Monitoramento Climático Ambiental (PPMCA) 2019/20. Matheus Teixeira Aragão e Tatila Fernanda Martins, representando a CPFL Renováveis, apresentaram o projeto de desassoreamento da Pequena Central Hidrelétrica (PCH-Lençóis) localizada no Rio Lençóis entre os municípios de Macatuba e Igaraçu do Tietê, evidenciando a área de ampliação do reservatório, bem como o local apropriado de deposição do material retirado das margens do Rio Lençóis.

A Pequena Central Hidrelétrica do Rio Lençóis foi construída em 1917 com potência de 1,6MW. Ela também é conhecida como usininha de Macatuba.

Um dos vários aspectos interessantes apresentados na reunião foi que os custos do projeto de desassoreamento ficarão por conta da CPFL Renováveis e que os trâmites de regularização do projeto já estão em andamento. A companhia, entretanto, sugeriu que os representantes da Defesa Civil dos municípios interessados no projeto apresentem um documento unificado com objetivo de potencializar o projeto e acelerar sua tramitação.

A reunião do dia 21 contou com a participação do representante da Ascana, Tiago José Pescara; Sidnei Aguiar e Milena Guirado Coneglian, representando o SAAE de Lençóis Paulista; Gilberto Alves Santos e Amanda Capucho, representando a Zilor; Andreza Maria Martins Camargo, representando a Duratex; Sérgio Luiz Peres, representando o Instituto Nossa Terra; Laís Menegheti, representando a Lwart Lubrificantes; Michael César Alves, representando o município de São Manuel; Helton Damacena de Souza, representando a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lençóis Paulista; Drieli de Oliveira Luiz, estagiária na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lençóis Paulista; e Matheus Teixeira Aragão e Tatila Fernanda Martins, representando a CPFL Renováveis.

Ficou marcada para dia 13 de março de 2020 a próxima reunião, provavelmente na sede empresa Lutepel, quando será votado o Plano de Gerenciamento de Águas (PGA) da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis.