Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Conselho Tutelar tem novos membros
15/01/2020 10h36

Conselho Tutelar tem novos membros

Novos membros do Conselho Tutelar foram empossados em cerimônia realizada na Câmara Municipal

Uma cerimônia realizada na sexta-feira, 10, marcou a posse dos novos membros do Conselho Tutelar de Lençóis Paulista. A solenidade realizada na Câmara Municipal marcou o encerramento do processo iniciado em 2019, para escolha dos novos membros titulares e suplentes do Conselho Tutelar. As etapas de todo o processo foram conduzidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com a fiscalização do Ministério Público e apoio da Prefeitura de Lençóis Paulista.

Participaram da cerimônia o prefeito Anderson Prado de Lima, a promotora titular da Segunda Promotoria, Débora Orsi Dutra, o vereador e presidente da Câmara, Nardeli da Silva, o presidente do CMDCA, Valdenor Roberto Cordeiro, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Nádia Nicoletti Moretto Cardoso, o presidente da OAB-Subsecção Lençóis Paulista, José Moraes Salles Neto, secretários municipais e o diretor do SENAI, Laerte Padilha.

Os membros do Conselho tem suas atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nos termos das Lei Federal nº 8.069/1990, Resolução do CONANDA nº 170/2014, Lei Municipais 2.222/1991 e 4.905/2016, com as respectivas alterações. Os membros foram eleitos para um mandato de quatro anos (2020-2024).

Etapas

O Edital 01/2019 estabeleceu as etapas do processo de escolha realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Após o período de inscrições e entrega de documentação, os candidatos participaram de prova escrita (conhecimentos específicos) e de entrevista (avaliação psicológica). Os candidatos aprovados nestas etapas (prova escrita e avaliação psicológica) participaram em seguida, da eleição para definir os membros titulares que foram diplomados nesta sexta-feira. Os membros do Conselho Tutelar também realizaram o curso de Capacitação Técnica para Conselheiro Tutelar, com uma carga horária de 60 horas, oferecido pelo CMDCA.

Atuação com amor, compromisso com o futuro

O prefeito Anderson Prado destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar, lembrando do papel do conselheiro como agente mediador das relações entre crianças e adolescentes e seus familiares e a sociedade. Prado destacou o trabalho voluntário desenvolvido por todas as entidades e pelos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Lençóis Paulista está passando por uma fase de crescimento e revolução econômica e social. Vocês (os conselheiros) serão fundamentais para a proteção das crianças e adolescentes. Quero desejar sucesso e que vocês atuem com ética, compromisso e acima de tudo, com muito amor no desempenho de suas funções”.

Durante a cerimônia, os candidatos eleitos receberam seus certificados de conclusão da capacitação e assinaram seus termos de posse para o quadriênio 2020-2024.

Os membros do Conselho Tutelar

Juliano Rogério Vasconcelos