Lençóis Paulista, 08 de Maio de 2024
Você esta em: Home / Notícias / SAMA incentiva ações de reflorestamento
05/12/2019 17h17

SAMA incentiva ações de reflorestamento

Colaboradores prepararam os “berços” das mudas e realizaram o plantio de 250 novas mudas nativas

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) dispõe de um importante serviço voltado a ações de incentivo ao reflorestamento de áreas degradadas. Para isso, conta com a estrutura do Viveiro Municipal de Mudas “João Romano”, situado no Parque do Povo, que tem como principal função a produção e armazenamento de mudas de árvores nativas diversas, que são utilizadas em ações de plantio, seja com proprietários rurais ou empresas agrícolas do município.

Neste sentido, como um dos exemplos de boas práticas, a Agrícola Três Lagoas – Jorge Luiz Morelli e outros tem realizado um importante trabalho em parceria com a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista para o reflorestamento. Neste início de dezembro, 30 colaboradores prepararam os “berços” das mudas e realizaram o plantio de 250 novas mudas nativas. A ação também tem como foco a proteção de nascentes que abastecem os cursos d'água e criação de novos fragmentos de mata nativa, que deve ser formada com o desenvolvimento das árvores, pois beneficiarão no futuro a biodiversidade com dispersão de sementes e da fauna.

A SAMA tem trabalhado em parceria com empresas agrícolas e proprietários rurais como forma de incentivo a restauração ecológica, proteção de nascentes, conservação do solo e importância do descarte adequado de resíduos, entre outros temas relevantes. Desta maneira, busca engajar e mobilizar o setor agrícola para esses fundamentos de proteção ao meio ambiente e educação ambiental, sendo que também são imprescindíveis no âmbito das diretivas “Biodiversidade”; “Gestão das Águas” e “Uso do Solo” do Programa Município Verde Azul.

Para requisitar mudas no Viveiro Municipal basta comparecer à SAMA e retirar uma requisição para que as mudas sejam entregues. Em média são doadas 10 mudas por proprietário, devido a alta procura e tempo de produção das mesmas. Os proprietários também podem colaborar com doação de sementes para que sejam germinadas, garantindo assim a funcionalidade no Viveiro.

Para mais informações é só fazer contato com a SAMA pelo telefone (14) 3269.7054.