Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / SAMA prossegue com o plantio de árvores na Cecap
02/12/2019 14h44

SAMA prossegue com o plantio de árvores na Cecap

Até o momento foram plantadas cerca de 80 árvores nesse projeto na Cecap

Na sexta-feira, 29 de novembro, ocorreu mais um plantio mensal de árvores n o bairro Cecap, realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) com participação de colaboradores aniversariantes da empresa Support Sistemas.

O plantio é mensal e ocorre desde janeiro com o propósito de promover uma gestão participativa da arborização em áreas públicas, a partir de parceria entre a SAMA, Support e comunidade da Cecap. A Praça “Maria José Batista do Santos” e a área verde da Rua Américo Jabonina Lacombe receberam o plantio. Lembrando que em setembro foram plantadas 21 árvores na extensão da calçada ecológica da Rua Josué Montelo.

Como processo de educação Ambiental, a equipe da SAMA é a encarrega de definir o plantio, preparar os “berços” das mudas, orientar e acompanhar os participantes no plantio. Até o momento foram plantadas cerca de 80 árvores que contribuem para a cobertura vegetal no perímetro urbano. Os cuidados e manutenção, bem como a conscientização contra o vandalismo também são importantes para garantir o desenvolvimento das árvores, por isso o engajamento da comunidade é extremamente importante.

Desde o início de 2019 foram plantadas mudas das seguintes espécies: Ipê Amarelo; Ipê Roxo; Resedás Brancos e Rosas; Oitis; Pau-brasil, além de frutíferas diversas como Grumixama; Calabura; Pitanga; Romã e Carambola, entre outras, que beneficiam a arborização e a biodiversidade. O último plantio desta ação conjunta deve ocorrer em dezembro. A ação também faz parte da diretiva “Arborização Urbana” do programa Município Verde Azul.