Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Membros do Comdema participam de “tour ambiental”
26/11/2019 17h14

Membros do Comdema participam de “tour ambiental”

Nascente Municipal Modelo, localizada dentro da mata ciliar do Córrego da Prata

Nesta terça-feira, 26 de novembro, aconteceu a 133ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), na qual foram tratados vários assuntos, dentre eles a importância da Nascente Municipal Modelo; Obras do novo aterro municipal; Ações comemorativas do “Dia do Rio Lençóis”, em 23 de novembro; e Propostas de ações em andamento promovidas pelo Comdema.

Após a reunião, os conselheiros presentes participaram de um “tour ambiental” em Lençóis Paulista, do qual, no mês de maio, já haviam participado de visita às instalações da Usina de Reciclagem para conhecer a estrutura da coleta seletiva realizada pela Cooprelp (Cooperativa de reciclagem de Lençóis Paulista) e Adefilp (Associação de Deficientes Físicos de Lençóis Paulista).

Os membros do Comdema visitaram mais cinco pontos ambientais importantes do município, sendo a Nascente Municipal Modelo, localizada dentro da mata ciliar do Córrego da Prata, outra nascente importante que poderá vir a ser referência para visitação pública e educação ambiental. Em seguida visitaram no Parque do Povo, o Viveiro Municipal de Mudas “João Romano” e o Centro de Educação Ambiental de Lençóis Paulista, que conta com o jardim sensorial e minizoo de esculturas como principais atrativos e propicia o desenvolvimento de atividades educativas diversas. Como último ponto de visitação, os membros do Comdema conheceram a área onde se encontra as obras novo aterro municipal.

A participação dos membros do Comdema nestas visitas são essenciais, uma vez que fazem parte de um Conselho atuante de Lençóis Paulista e podem replicar os conhecimentos adquiridos nessas ações. Alunos e comunidades também participam dessas ações de visitação, organizadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA).

Participaram da reunião mensal e do “tour ambiental” os membros, Helton Damacena de Souza; Fábio José Esguícero (Prefeitura Municipal); Wagner Boso (Casa da Agricultura); Eduardo Almeida e Silva; Antonio Severo Santos Filho (Câmara Municipal); Roberto José Conti; Marinho Ramos Paco e Sérgio Luiz Peres (Clubes de Serviço); Henrique de Oliveira Lima (Profissionais liberais); e Rosângela Aparecida Fernandes (Associação de bairros).

O funcionamento do Comdema também está diretamente ligado ao Programa Município Verde Azul (PMVA). As reuniões ocorrem sempre na última terça-feira de cada mês.