Lençóis Paulista, 07 de Maio de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria do Meio Ambiente promove visita à usina de reciclagem
21/11/2019 17h06

Secretaria do Meio Ambiente promove visita à usina de reciclagem

Embalagens em plástico passam por processo de prensagem e ficam prontas para venda

Como parte das ações relativas ao Programa Municipal de Educação Ambiental, fixado pela Lei Municipal nº 4989/2017, e em atendimento a ação de educação ambiental prevista na diretiva “Resíduos Sólidos” do Programa Município Verde Azul, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) promoveu mais uma visitação às instalações da Usina de Reciclagem de Lençóis Paulista. Neste mês de novembro os contemplados com a visita foram os alunos do 3º ano da Escola SESI - “Alberto Trecenti”.

Mobilizar e sensibilizar para a coleta seletiva é o foco principal das visitas realizadas com acompanhamento de membros da Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista) e monitoramento de educador ambiental da SAMA, sendo que os visitantes recebem informações sobre o problema mundial do lixo, contexto no Brasil o 4º maior produtor de lixo plástico. O Brasil recicla apenas 1% e em contrapartida se destaca na reciclagem das latinhas de alumínio, chegando ao índice de até 97%. Já em Lençóis Paulista, os trabalhos desenvolvidos pela Adefilp (Associação de Deficientes Físicos de Lençóis Paulista) e Cooprelp, com a coleta seletiva e triagem, chegam a ser coletados 200 toneladas por mês de recicláveis, atingindo assim um índice próximo de 20% de reciclagem. Vale destacar que esse número ainda pode ser melhorado com maior engajamento e participação da população na separação dos recicláveis nos domicílios.

Os visitantes da usina de reciclagem compreendem todas as etapas, desde a extração de matéria prima da natureza, produção, distribuição, consumo e importância da fase do tratamento de resíduos sólidos com a reciclagem, fazendo com que a matéria-prima seja novamente inserida no ciclo de produção dos produtos diversos. Também visualizam a chegada dos recicláveis, triagem na esteira de separação, prensas e preparo para a venda, que gera a renda dos membros da cooperativa. Os alunos ainda visualizam o trabalho realizado com a Usina de processamento de entulhos das caçambas, logística reversa de pneus, pilhas e baterias, e operação do aterro municipal. Toda a população deve ter conhecimento sobre a destinação e tratamento dos lixos ou resíduos gerados em Lençóis Paulista.