Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Circuito do Centro Oeste Paulista participa do Salão do Turismo
14/07/2011 20h58

Circuito do Centro-Oeste Paulista participa do Salão do Turismo

Os roteiros que integram o Circuito Caminhos do Centro-Oeste Paulista serão destaque no 6º Salão de Turismo, Roteiros do Brasil. O evento segue até 17 de julho, no Anhembi, em São Paulo. O Circuito foi desenvolvido com 10 municípios: Agudos, Avaí, Arealva, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga. Conta com a parceria do Sebrae SP, apoio do poder público e outras entidades, como o Instituto Soma.

O Salão do Turismo de São Paulo é considerado o maior evento do setor realizado na América Latina. Recebe visitantes de várias partes do Brasil e também do exterior. O Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista estará em dois espaços complementares. O primeiro é o próprio estande do Sebrae, com roteiros desenvolvidos em diversas partes do Estado de São Paulo.

Neste espaço os visitantes receberão informações de contato, poderão tirar dúvidas sobre os destinos apresentados e consultar materiais ilustrativos, como folders e revistas. Todo o atendimento será prestado por equipe especializada no Circuito.

Este ano, o Circuito também expande sua participação a um espaço institucional que reúne o melhor da região Sudeste. Márcio Langoni, do Instituto Soma, explica que o Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista terá uma promoção diferente neste estande, já que os visitantes poderão degustar pratos e iguarias e também conferir os produtos oferecidos na região. “Na Praça do Sudeste será promovida uma performance teatral do Grupo Atos & Cenas, de Lençóis Paulista, representando o Circuito como um todo. Já no Bar do Sudeste, serão promovidas degustações de vinho artesanal, cachaças, mel, doces caseiros e mortadela temperada, alguns dos produtos típicos da nossa região. Isso tudo com o diferencial da presença dos empreendedores destes atrativos turísticos no evento, explicando seus processos de produção e fazendo os seus contatos visando ampliação dos seus negócios”, explica Langoni.

O convite para o estande do Sudeste expressa o desenvolvimento e organização do Circuito. “É importante ressaltarmos a promoção que o Circuito Turístico conquistou para a participação no evento em 2011. O espaço institucional do Sudeste do Brasil reúne os Circuitos Turísticos que já conquistaram, ou vem conquistando, projeção no Estado de São Paulo, representados pela sua organização, profissionalismo, atratividade, qualidade do material publicitário e equipe de trabalho no evento”, resume Langoni.

“É uma importante oportunidade para a promoção e comercialização do Circuito Turístico junto ao público consumidor, de maneira organizada, com profissionalismo e elevada qualidade de apresentação. Está de acordo com a filosofia do Sebrae-SP no desenvolvimento do trabalho junto aos Circuitos Turísticos no Estado: trabalhar efetivamente para desenvolver roteiros viáveis, bem comercializados, profissionalizados, com capacidade de autogestão técnica e estratégica”, completa Isa Maria Francischini, consultora do Sebrae SP.

Roteiro

O Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista é formado pelos municípios de Agudos, Avaí, Arealva, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga. Entre os itens do roteiro, destacam-se cultura, museus, vinícola, ciência, aldeia indígena, rural, pesca, gastronomia (peixes, doces).

O Evento

O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. É promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo.

Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da federação e adquirir pacotes, produtos e serviços para viagens futuras. A iniciativa ainda fomenta a comercialização de artesanato, produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de apresentar manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras, conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

Lençóis marca presença

A prefeita Izabel Cristina Campanari Lorenzetti (PSDB), o diretor de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda, Altair Aparecido Toniolo acompanhados por uma caravana de 40 pessoas participaram da abertura oficial do evento. Durante o evento, Bel Lorenzetti se encontrou com o Secretário de Estado de Turismo, Márcio França. “O turismo é uma importante ferramenta de desenvolvimento, geração de emprego e renda para nosso município”, destaca Toniolo. A Companhia Teatral Atos e Cenas participou do evento, encenando a peça de Orígenes Lessa, O Rei, O Canário e o Profeta. Já a Vinícola Casagrande fez a degustação de vinhos aos participantes do Salão.