Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Abertas as inscrições para o programa de alfabetização de jovens e adultos “Aprender Não Tem Hora”
12/07/2011 13h34

A Diretoria Municipal de Educação de Lençóis Paulista informa que estão abertas as inscrições para o programa de Alfabetização de Jovens e Adultos “Aprender Não Tem Hora”. As aulas vão iniciar na segunda quinzena de agosto e ocorrerão semanalmente, de segunda à quinta, das 19 às 21h30.

Os interessados em participar do programa devem fazer sua inscrição na escola municipal de Ensino Fundamental mais próxima de sua residência, até o próximo dia 29 de julho. É necessário ter 15 anos ou mais.

A coordenadora de Projetos e Convênios da Diretoria Municipal de Educação, Adriana Aparecida Silveira Honório, explica que o objetivo do programa de alfabetização é preparar e encorajar os participantes a cursar, depois, o programa de escolarização EJA – Educação de Jovens e Adultos. “Assim conseguimos reduzir, a cada dia mais, o analfabetismo em nossa cidade”, diz Adriana.

As escolas que funcionarão como polos do “Aprender Não Tem Hora” ainda não foram definidas, já que a abertura desses polos ocorrerá conforme a demanda de inscrições.

No ano passado

O programa “Aprender não tem hora” contou com 150 participantes no ano passado. Sete profissionais –seis professores e um coordenador– integraram a equipe que se dividiu em seis polos para realizar o trabalho. As aulas ocorreram nas escolas Profª Maria Zélia Camargo Prandini, no Jardim Júlio Ferrari; Profª Idalina Canova de Barros, no Jardim Nova Lençóis; Esperança de Oliveira, no Centro; Profº Edwaldo Roque Bianchini, na Cecap; Profª Guiomar Fortunata Coneglian Borcat, no Jardim Caju; e Prefeito Ezio Paccola, no Jardim Primavera.

Histórias de sucesso

Pessoas de diferentes profissões, histórias de vida e idades compartilharam no ano passado as salas de aula de alfabetização de jovens e adultos. Em comum, eles tiveram a vontade de aprender e a grande dedicação.

“Eu não perdi nenhuma aula até agora”, contou a dona de casa Josefa Luiza Felismino, de 60 anos, ao final do período letivo. “Nunca tinha ido para a escola. Hoje já consigo ler e confio que ainda vou ser uma advogada”, completou.

Já a aposentada Rita Vieira Matias, de 51 anos, contou com muito orgulho uma passagem que já ficou para trás em sua vida: “Uma vez estava no ponto de ônibus e perguntei a um homem para onde ia aquela circular. Ele me respondeu com uma grosseria: 'você não está vendo não?'. E eu não estava mesmo, porque eu não sabia ler. Agora eu já não preciso mais perguntar a ninguém pra onde vai o ônibus; eu mesma consigo ler, e como isso é bom”.

* Na foto, alunos que participaram no ano passado das aulas no polo da escola Maria Zélia Camargo Prandini, no Jardim Júlio Ferrari