Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Neste sábado, acontece o Dia 'D' contra o Sarampo
18/10/2019 10h02

Neste sábado, acontece o Dia 'D' contra o Sarampo

Crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos devem ser vacinadas

Amanhã, sábado, dia 19 de outubro, acontece em Lençóis Paulista o Dia “D” Contra o Sarampo. Portanto, amanhã, todas as unidades de saúde, exceto a de Alfredo Guedes, vão abrir das 8h às 17h, para imunizar todas as crianças entre 6 meses e menores de 5 anos. De acordo com o último boletim epidemiológico, o Brasil já registou 6.640 casos de sarampo em 2019.

A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, está disponível em todas unidades de saúde do país, com foco em dois subgrupos. A primeira etapa será direcionada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Lembrando que a Campanha Nacional Contra o Sarampo para esse grupo específico começou dia 7 e segue até dia 25 de outubro. Se a mãe ou responsável não conseguir se dirigir a uma unidade de saúde neste sábado basta procurar a unidade de referência da criança durante a próxima semana.

A Secretaria de Saúde ressaltou que, antes do primeiro ano de vida, a dose não entra na conta do Calendário Nacional de Vacinação. Ou seja, o bebê continuará precisando tomar mais duas injeções.

É importante também lembrar ainda que tanto a vacina tríplice viral como a tetravalente (que evita também a catapora) são aplicadas na rede pública o ano todo em brasileiros de até 49 anos, dentro ou fora de surtos.

Siga as orientações do Calendário Nacional de Vacinação para proteger você e sua família e não esqueça de levar a carteira de vacinação.