Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos do Ensino Fundamental II debatem o tema 'Fatores de Proteção Contra as Drogas' através de oficinas
18/10/2019 09h32

Atividades na escola Lina Bosi encerraram ciclo de atividades do ensino Fundamental II

Nos dias 10 e 11 de outubro, os alunos dos oitavos anos das escolas municipais de Lençóis Paulista, do Ensino Fundamental II, participaram de uma aula diferente, com a temática “Fatores de Proteção Contra as Drogas”.

A atividade encerra um ciclo de ações desenvolvidas nas quatro escolas do Ensino Fundamental II. O público-alvo do projeto envolveu os alunos dos oitavos anos por se tratar de um conteúdo abordado no currículo para este ano/série.

A atividade desenvolvida teve como sede a escola Lina Bosi Canova, que recebeu alunos das escolas Idalina Canova de Barros, Guiomar Fortunata Coneglian Borcat e Philomena Briquesi Boso.

Para recepcionar os alunos visitantes houve a apresentação inicial da música “Heal The World” (Michael Jackson), trabalhada na disciplina de Língua Inglesa. Depois, os alunos visitantes, monitorados por alunos da escola sede seguiram para participar de cinco oficinas, organizadas da seguinte forma: na primeira sala, foi apresentada uma experiência científica sobre os efeitos do álcool no organismo e os prejuízos do cigarro; na segunda sala, os alunos visitantes foram convidados a ouvir dois áudios de pessoas viciadas em drogas e as consequências desse ato, principalmente para as famílias envolvidas, e após isso, foram convidados a responder um questionário online sobre a temática.

Na terceira sala, participaram de uma dinâmica, caracterizada por ao parar de tocar a música, o aluno que estivesse com a caixinha de perguntas na mão, deveria lê-la para o grupo responder e debater. Na quarta sala, ambientada no sentido de “valorização à vida”, os alunos foram convidados a assistir e a refletir sobre um vídeo com depoimentos de lençoenses sobre as transformações causadas por algumas atividades como dança e esportes em suas vidas. Finalmente, na última sala, assistiram um depoimento de um ex usuário de drogas. Todas as oficinas desenvolvidas foram elaboradas com a participação dos alunos, dos professores e da equipe gestora da escola sede.

Como encerramento, todos os alunos participantes foram deslocados para a sala de música da escola. Lá, participaram de duas atividades de encerramento: a primeira foi uma apresentação de dança, dos alunos da escola Guiomar Fortunata Coneglian Borcat e a outra uma apresentação teatral realizada pelos alunos da escola Idalina Canova de Barros. Na sexta-feira, no período da tarde, houve também a participação dos alunos da escola Philomena Briquesi Boso, com a exibição de um vídeo produzido por eles sobre a temática.

É importante ressaltar que em todas as atividades desenvolvidas, houve o protagonismo dos alunos, que fizeram com que esses dois dias fossem extremamente significativos no sentido de refletir sobre a importância de se debater sobre o assunto e de valorizar a vida. Os alunos participaram de maneira significativa de todas as atividades desenvolvidas.

A Secretaria Municipal de Educação agradece a participação de todos os envolvidos neste projeto, em especial a equipe gestora, os professores e alunos da escola Lina Bosi Canova que não mediram esforços para que essa ação se efetivasse. E também aos professores e alunos das escolas participantes.