Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Duas vacinas que protegem contra difteria estão em falta no país
11/10/2019 14h18

Duas vacinas que protegem contra difteria estão em falta no país

Doses da vacina pentavalente estão falta; Ministério da saúde diz que em breve deve ocorrer a regularização

A vacina DTP também conhecida como tríplice bacteriana, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, e a pentavalente, que imuniza contra as mesmas doenças, além da hepatite B e da bactéria Haemophilus infiuenzae tipo B (responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta), estão em falta no país. A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista informou que ainda possui estoque da DTP. Já a pentavalente está em falta, mas existe uma expectativa de que novas remessas de vacinas sejam enviados nos próximos dias. Assim que ocorrer a reposição a prefeitura vai novamente informar.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina pentavalente, adquirida por intermédio da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), foi reprovada em teste de qualidade feitos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Por este motivo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) interrompeu as compras do antigo fornecedor, a indiana Biologicals E. Limited.

O Ministério da Saúde solicitou a reposição do fornecimento à Opas, mas não há disponibilidade imediata da vacina pentavalente no mundo. Desde agosto, 6,6 milhões de doses começaram a chegar de forma escalonada no Brasil. A previsão é de que o abastecimento volte ao normal a partir de novembro.Quanto à vacina DTP, o órgão diz que houve problemas com a conservação das vacinas durante a distribuição. A Anvisa aguarda parecer da Opas para avaliar a liberação do produto. Assim que as doses estiverem disponíveis, a situação será regularizada.

Atualmente, há doses suficientes para a realização de bloqueios vacinais, caso surtos inesperados apareçam, segundo informou o Ministério da Saúde.De acordo com o Ministério da Saúde, neste ano não houve casos de difteria no Brasil. A doença voltou a ser uma preocupação na América Latina porque o Haiti e a Venezuela enfrentam surtos desde 2014 e 2016, respectivamente.

Segundo a Opas, desde 2014 até a metade deste ano o Haiti notificou 870 casos prováveis, 281 confirmados e 110 mortes. De 2016 até julho deste ano, na Venezuela foram registrados 2.956 casos suspeitos, dos quais 1.726 se confirmaram e 287 resultaram em mortes.

EM FALTA

Pentavalente (previsão para regularizar em final de outubro/novembro)

Previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e bactéria Haemophilus infiuenzae tipo B (responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta)São ministradas 3 doses, aos dois, quatro e seis meses

DISPONÍVEIS