Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos aprendem sobre salvaguarda da biodiversidade
11/10/2019 13h53

Alunos aprendem sobre salvaguarda da biodiversidade

Os alunos do Colégio Portinari participaram de uma ação especial sobre sustentabilidade com foco no tema “Salvaguarda da Biodiversidade”

Na semana em que se celebra o dia da criança ecológica, em 12 de outubro, conforme Lei Municipal nº 3976/2009, que estabelece as datas comemorativas do Meio Ambiente, os alunos do Colégio Portinari participaram de uma ação especial sobre sustentabilidade com foco no tema “Salvaguarda da Biodiversidade”, proposta do Programa Município Verde Azul, promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA).

Os alunos foram recepcionados pelos servidores da SAMA, Helton Damacena, educador ambiental, e Luciano Rafael, cuidador do Viveiro de Mudas Municipal e do Centro de Educação Ambiental, situados no Parque do Povo. Na oportunidade, todos puderam aprender mais sobre diversos temas, desde a composição do Parque, importância do Córrego da Prata e suas nascentes, que pertencem a bacia do Rio Lençóis, a necessidade da coleta seletiva e reciclagem, e, principalmente, sobre os conceitos de biomas, ecossistemas e biodiversidade.

Ao final, os alunos visitaram o espaço do Viveiro Municipal de Mudas “João Romano”, também no Parque do Povo, e a Nascente Municipal Modelo, localizada dentro da mata ciliar do Córrego da Prata, no Jardim Europa.

BIODIVERSIDADE: está relacionada às várias formas de vida existentes no nosso planeta, mais especificamente no Brasil, um país continental e com uma das maiores biodiversidades do mundo, que estão presentes em seus diferentes biomas, como Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas gaúchos.

SALVAGUARDA: está ligada às medidas de proteção a biodiversidade, mais especificamente no âmbito municipal, ou seja, as ações promovidas em Lençóis Paulista para se evitar atropelamento nas estradas municipais, palestras de conscientização contra o tráfico de animais silvestres, e um trabalho essencial de resgate da fauna silvestre em situação de risco, esse desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros a quem os munícipes recorrem ligando para 193.

Durante as visitas ao Centro de Educação Ambiental (CEA), no Parque do Povo, os alunos participam de palestras sobre o tema e exploram o espaço com as diferentes plantas, bem como tomam conhecimento sobre hábitos e curiosidades dos animais ali representados pelas esculturas e equipamentos audiovisuais. As ações também buscam envolver outros grupos da comunidade. Outras ações estão agendadas até o mês de novembro.