Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria de educação realiza “aulão” preparatório para Saeb
11/10/2019 11h39

Secretaria de educação realiza “aulão” preparatório para Saeb

Alunos participam de 'Aulão' preparatório para o Saeb 2019

A Secretaria de Educação de Lençóis Paulista, por meio do Sistema Aprende Brasil do Grupo Positivo, realizou no dia 08 de outubro, um “aulão” preparatório para todos os alunos dos 5ºs e 9ºs anos da rede municipal de ensino, pois são esses alunos que no final do ano realizarão a prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). O “aulão” teve duração de 45 minutos para cada turma e envolveu cerca de 1074 alunos nas atividades.

“O objetivo específico dessa ação não é passar conhecimentos ou revisar conteúdos num curto espaço de tempo, por que isso já é feito ao longo dos anos dentro da sala de aula. O objetivo do aulão realizado pela equipe do Sistema de Ensino Aprende Brasil é dar dicas e explicar como a avaliação funciona e qual a importância dela para a escola, bem como para orientar os alunos dos 5 e 9 anos para que prestem atenção no que está sendo solicitado nas questões e para que não respondam automaticamente sem analisar com seriedade cada termo do enunciado”, explicou a Secretária de Educação, Meiri Aparecida Galassi Montanhero. “O aulão foi um sucesso e os alunos elogiaram essa iniciativa”, completou.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala, que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.

Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que diversos níveis governamentais avaliem a qualidade do ensino ministrado no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências.

As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre a aprovação e retenção, obtidos no censo escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ideb).