Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Proteção de nascentes é foco da diretiva Gestão das Águas do Programa Município Verde Azul
07/10/2019 16h24

No sábado, 5 outubro, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista em parceria com a empresa Agrícola São João (ASJ) - Edemilson Casagrande e Outros, promoveu a décima primeira edição da ação “Dia de Campo”, com participação de crianças e adultos no plantio de árvores nativas e frutíferas no entorno de uma nascente na região rural do Faxinal.

Edilson Stati, representante da Agrícola São João, recepcionou todos os participantes na sede da empresa e ministrou uma palestra sobre a importância do plantio de árvores nativas e frutíferas, seus benefícios ao meio ambiente, tanto para o processo de regeneração da mata, quanto para a biodiversidade da flora e fauna em Lençóis Paulista. Em seguida o educador ambiental Helton Damacena, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, abordou a importância da restauração ecológica com plantio para a proteção de nascentes, dentro das propostas estabelecidas pela diretiva Gestão das Águas do Programa Município Verde Azul, uma vez que a floresta está diretamente ligada à proteção do solo e das nascentes.

Ao todo foram plantadas 130 árvores no entorno de uma das nascentes de um curso d'água ligado ao Córrego Faxinal. A Prefeitura Municipal, através do Viveiro de Mudas da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), colaborou doando 20 mudas, além do fornecimento de material para educação ambiental dos participantes. A ação também já se tornou tradicional, sendo realizada a cada ano desde 2009, para o florestamento dessas áreas de preservação permanente ou matas ciliares. Algumas áreas já se encontram com matas desenvolvidas, o que também beneficia a fauna silvestre. A Agrícola São João realizou a limpeza da área e preparo dos “berços” das mudas, bem como mantém os cuidados necessários para o desenvolvimento das mudas plantadas.

Após o plantio todos visitaram um ponto de acesso à água da nascente beneficiada. A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista colaborou com 20 mudas do Viveiro Municipal e fornecimento de cartilhas educativas para todos. A ação é válida para fins de pontuação do Programa Município Verde Azul, já para o ciclo 2020.