Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria de Saúde divulga calendário do Outubro Rosa
02/10/2019 14h19

Secretaria de Saúde divulga calendário do Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde do Município de Lençóis Paulista, em consonância com os órgãos mundiais de saúde, divulga o calendário de ações inerentes ao Outubro Rosa, com objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.

Pelo calendário divulgado, as Unidades de Saúde do Município, exceto a de Alfredo Guedes, abrirão as quartas-feiras (dias 2, 9, 16, 23 e 30 de outubro) em horário especial (das 16h às 20h) para exames do papanicolau. A Secretaria de Saúde alerta, entretanto, para o limite de senhas (15) em cada Unidade de Saúde por quarta-feira.

O Dia D da campanha Outubro Rosa será sábado, dia 5, quando estarão abertos das 8h às 13h para coleta do papanicolau os seguintes polos: ESF Winter Malatrasi, Rua Manoel Duarte Moreira, 150, Júlio Ferrari; ESF Antonio Benedetti, Rua Antonia Foganholi Paccola, 290, Monte Azul; ESF Dr. José Nege, Rua Bahia, 294, Jardim Cruzeiro; ESF Luiz Fernando Léllis de Andrade, Rua João Coneglian, 340, Jardim do Caju, e RAIS Mulher, Rua Ignácio Anselmo, 745, Centro.

Importância do Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa foi criada no início da década de 1990 e vem sendo realizada todos os anos em nível mundial. Durante este mês são compartilhadas informações para promover a conscientização sobre o câncer de mama e câncer do colo do útero, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

O secretário Ricardo Conti alerta as mulheres sobre câncer de mama, o segundo tipo mais comum entre as mulheres do mundo inteiro. “O Outubro Rosa foi criado para alertar a sociedade sobre a importância de prevenir o câncer de mama e também o de colo do útero. A detecção precoce aumenta muito a chance de cura dessas doenças, por isso, a Secretaria de Saúde vai realizar várias ações de forma a combater essa doença. Pedimos que as mulheres procurem as unidades para se informar melhor”, declarou.