Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria do Meio Ambiente disponibiliza guia de arborização e banco de dados
01/10/2019 14h07

Secretaria do Meio Ambiente disponibiliza guia de arborização e banco de dados

Em atendimento aos critérios do Programa Município Verde Azul, ciclo 2019, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) criou e disponibiliza dois materiais informativos e de utilidade pública, sendo o Guia de Arborização Urbana de Lençóis Paulista e um Banco de Dados Ambiental.

O Guia de Arborização abrange informações relevantes, como a importância das árvores para o meio urbano, a legislação pertinente, menção à ABNT 16246-1 sobre o manejo da arborização, lista de espécies nativas e espécies utilizadas, a escolha do local mais apropriado, preparo do berço para plantio, quem pode e como realizar o plantio, controle de pragas e doenças, a importância da calçada ecológica e do espaço árvore, viveiro de mudas municipal e gestão ambiental participativa.

Já o banco de dados tem informações relativas às dez diretivas do Programa Município Verde Azul, sendo: Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas, Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Especificamente, a divulgação desses dois documentos atende aos critérios das diretivas Estrutura e Educação Ambiental (Banco de Dados) e Arborização Urbana (Guia de Arborização Urbana).

O acesso aos documentos se faz pela aba “Planos Municipais” disponível no site: www.lencoispaulista.sp.gov.br ou diretamente nos links abaixo:

Banco de dados

Guia de arborização urbana