Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente e comunidades celebram o Dia da Árvore com ações especiais
23/09/2019 08h30

Meio Ambiente e comunidades celebram o Dia da Árvore com ações especiais

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) em comemoração ao mês da mata ciliar e ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, prepara algumas ações de educação ambiental para marcar as datas definidas por Lei Municipal. Dentre as ações programadas, no último dia 13 de setembro, os alunos do 9o ano B da EMEF “Idalina Canova de Barros” plantaram 15 árvores, entre espécies frutíferas e nativas, em uma área pública na Av. Estados Unidos, Jardim das Nações.

Neste final de semana serão promovidas mais algumas ações, como:

Dia 21 - (Dia da Árvore) – Plantio de 18 árvores em local preparado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Os berços das mudas foram preparados com participação de integrantes do Leo Clube – Lions Clube de Lençóis Paulista. O plantio será em uma área verde no final da Av. Brasil, próxima ao Jardim Granville, neste sábado, às 9h.

Dia 22 – No domingo, com o público do 18o Passeio Ciclístico, será também realizado o plantio de árvores em área rural como ação educativa até mesmo com o objetivo de favorecer a mata ciliar do Córrego da Prata e contribuição paisagística em uma importante nascente. No local ainda será instalada uma placa com orientações de preservação ambiental. Este plantio está previsto para iniciar às 8h.

Dia 26 – Plantio mensal para arborização urbana com colaboradores da Support Sistemas, no bairro Cecap. Serão plantadas árvores das espécies Ipê Amarelo e Pau-brasil, no calçamento ecológico, para favorecer a arborização urbana. Este plantio está previsto para iniciar às 16h30.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também nesta semana especial do Dia da Árvore realiza por meio de equipe de arborização, a substituição e plantio de árvores no espaço interno do cemitério municipal, onde serão plantadas cerca de 250 novas mudas de dama da noite (falsa murta). A ação beneficia a cobertura vegetal de Lençóis Paulista, além da finalização da implantação dos “Espaços Árvores” nos prédios públicos elencados em relatório que serão apresentados ao Programa Município Verde Azul em relatório até o próximo dia 30 de setembro.

Os interessados podem acessar o Guia de Arborização Urbana de Lençóis Paulista para saber mais sobre arborização. Neste guia os munícipes podem ter acesso a informações importantes, como legislação municipal sobre arborização urbana; importância da arborização (por que arborizar?); espécies recomendadas; como plantar e locais mais indicados (acessibilidade); preparo do berço e implantação; manejo; controle de pragas e doenças; espaço árvore e calçada ecológica, entre outras. Para chegar ao guia basta acessar o link: http://www.lencoispaulista.sp.gov.br/v2/arquivos/downloads/planos-municipais/Guia_Arborizacao_Urbana_Lencois_Paulista_2017_novo.pdf

O Viveiro de Mudas Municipal também dispõe de mudas para arborização urbana aos munícipes, e nativas e frutíferas para recomposição de matas ciliares e proteção de nascentes aos proprietários rurais de Lençóis Paulista. As mudas são produzidas no próprio viveiro. Os interessados devem retirar uma requisição junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente antes de buscar as mudas no Viveiro Municipal, localizado na Rua Marino de Santis, nº 820, Parque do Povo.

Outros programas também merecem destaque, como o “Semente, promessa de vida”, que estimula a doação de sementes ao Viveiro Municipal para a produção de mudas, sendo que qualquer cidadão que deseja contribuir pode entregar sementes diretamente no viveiro. E ainda o programa “Nascer Sustentável”, que tem por objetivo homenagear os bebês recém-nascidos na maternidade “Angelina Zillo”, do Hospital Nossa Senhora da Piedade, com o plantio de árvores.