Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / 10ª Conferência Municipal de Assistência Social: Evolução e Desafios no SUAS
20/09/2019 15h11

10ª Conferência Municipal de Assistência Social: Evolução e Desafios no SUAS

A Prefeitura de Lençóis Paulista, através do Conselho Municipal de Assistência Social e da Secretaria de Assistência Social, realizará no dia 26 de setembro, das 8h00 às 14h00, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro será no Centro de Convivência do Idoso “Deputado Ricardo Izar”, na CECAP.A 10ª Conferência tem como tema: “Assistência Social é um direito: Evolução e Desafios do SUAS no Estado de São Paulo” e tem como objetivo debater três eixos temáticos relativos à política de Assistência Social no Estado de São Paulo.

Eixo 1: Financiamento do Sistema Único de Assistência Social.Eixo 2: Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios.Eixo 3: Participação e Controle Social no SUAS.

Esses eixos serão colocados em discussão por meio de grupos de trabalho e após os debates os participantes da Conferência irão propor ideias, deliberar sobre elas e apresentar propostas para a produção de um relatório. Serão escolhidos também quem serão os representantes que irão levar as propostas do município à XII Conferência Estadual de Assistência Social. Este ano, a Conferência Estadual será descentralizada, acontecendo em seis macrorregiões do Estado e serão realizadas nos dias 29 e 30 de outubro. Lençóis faz parte da Macrorregião de Bauru e, pelo porte do município, tem direito levar 6 representantes para apresentar e debater as propostas da Conferência Municipal.

A 10ª Conferência Municipal, segue as diretrizes do Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS/SP) e dá sequência às discussões realizadas através das pré-conferências realizadas nos CRAS, CREAS, Centros de Convivência e também em entidades parceiras da Secretaria de Assistência Social. Essas discussões contaram com ampla participação dos usuários dos serviços socioassistencias no município, como forma de dar acesso às informações e proporcionar debates, reunindo propostas para a Conferência.

Segundo o Sociólogo Ney Góes, Secretário de Assistência Social “A realização da Conferência de Assistência Social é um espaço de debate coletivo, que possibilita, como o próprio nome diz, conferir como a política de Assistência Social tem evoluído e quais são os principais desafios no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários, propondo novas diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), diante de um cenário de dificuldades e cortes no orçamento por parte do governo federal”.