Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente promove ações comemorativas no mês das árvores
11/09/2019 10h43

Meio Ambiente promove ações comemorativas no mês das árvores

A florada dos Ipês brancos tem chamado a atenção por sua beleza

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) em comemoração ao mês da mata ciliar e ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, prepara algumas ações de educação ambiental para marcar as datas definidas pela Lei Municipal 3976/2009 e regulamentadas pelo decreto 251/2010. Algumas das ações:

13/09/2019 – Plantio de árvores frutíferas com alunos da EMEF “Idalina Canova de Barros” em área pública da Av. Estados Unidos, Jardim das Nações;

21/09/2019 – Plantio de árvore com participação de integrantes do Leo Clube – Lions Clube de Lençóis Paulista;

22/09/2019 – Plantio de árvores em área rural como ação educativa do passeio ciclístico do Dia da Árvore;

26/09/2019 – Plantio mensal para arborização urbana com colaboradores da Support Sistemas, no bairro Cecap.

Os interessados podem acessar o Guia de Arborização Urbana de Lençóis Paulista para saber mais sobre arborização. Neste guia os munícipes podem ter acesso a informações importantes, como legislação municipal sobre arborização urbana; importância da arborização (por que arborizar?); espécies recomendadas; como plantar e locais mais indicados (acessibilidade); preparo do berço e implantação; manejo; controle de pragas e doenças; espaço árvore e calçada ecológica, entre outras. Para chegar ao guia basta acessar o link: http://www.lencoispaulista.sp.gov.br/v2/arquivos/downloads/planos-municipais/Guia_Arborizacao_Urbana_Lencois_Paulista_2017_novo.pdf

O Viveiro de Mudas Municipal também dispõe de mudas para arborização urbana aos munícipes, e nativas e frutíferas para recomposição de matas ciliares e proteção de nascentes aos proprietários rurais de Lençóis Paulista. As mudas são produzidas no próprio viveiro. Os interessados devem retirar uma requisição junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente antes de buscar as mudas no Viveiro Municipal, localizado na Rua Marino de Santis, nº 820, Parque do Povo.

Neste mês de setembro a florada dos Ipês brancos tem chamado a atenção pela beleza. Alguns são encontrados na praça “José Salustiano de Oliveira” (Praça do Batalhão), Jardim Humaitá, Parque Antártica, Jardim Ubirama, jardins Maria Luíza I e II (próximo a mata ciliar do Córrego da Prata), Rua Sete de Setembro (Centro), Jardim Morumbi, Jardim Grajaú, Praça “Horácio Moretto” (Jardim Cruzeiro), Praça “José Carlos de Lima” (Núcleo Luiz Zillo), Jardim Grajaú e Vila Contente, entre outros. Vale ver e fotografar.