Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Ação "Comdema Vai às Escolas" é realizada na EE "Antonieta Grassi Malatrasi"
02/09/2019 16h04

Ação "Comdema Vai às Escolas" é realizada na EE "Antonieta Grassi Malatrasi"

Em continuidade a ação de pró-atividade da diretiva Conselho Ambiental do Programa Município Verde Azul, e tendo esta ação como uma meta proposta nas reuniões do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Lençóis Paulista, ocorreu nesta segunda-feira, 2 de setembro de 2019, o lançamento do programa “Comdema vai às escolas”, na EE "Antonieta Grassi Malatrasi", Vila Mamedina.

A ação contou com a participação de membros do Comdema, entre eles Helton Damacena de Souza, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA); Marinho Ramos Paco do Rorary Club de Lençóis Paulista e com alunos representantes do grêmio estudantil. Os alunos das 6ªs anos ABCD, participaram de palestra sobre o COMDEMA, sua formação, composição, representação pública e da sociedade civil (paritária), bem como sobre o caráter normativo, deliberativo e fiscalizador.

Em seguida foram propostos alguns programas de sustentabilidade para que sejam desenvolvidos na Escola “Antonieta Grassi Malatrasi". O Grêmio Estudantil é fundamental para o andamento das ações, como por exemplo a implantação do programa “Quando Acaba a Pilha”, que deverá ser trabalhado com todos os alunos, professores e funcionários da escola, bem como o tema da coleta seletiva. Como setembro é o mês da mata ciliar e comemora-se o dia da árvore no dia 21 de setembro, ainda neste mês, será plantada uma árvore para que os próprios alunos e integrantes do grêmio cuidem com o trabalho de rega, adubação, combate a pragas e formigas, além da limpeza no entorna da árvore, garantindo assim o sadio desenvolvimento. A ação ainda teve apoio da vice-diretora, Cleonice de Jesus Mendonça Germino.

Alguns dos resultados da primeira ação, realizada na Escola Estadual "Dr. Paulo Zillo" em março de 2019, foram mensuradas como a arrecadação das pilhas e baterias que foram coletadas para a destinação adequada, via Green eletron - gestora de logística reversa. Todas essas ações serão apresentadas em relatório ao Programa Município Verde Azul. As demais escolas estaduais também receberão o Comdema em novas ações em busca de maior aproximação da educação ambiental com os estudantes.