Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Convênio entre Detran e Município vai capacitar educadores; iniciativa complementa projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação para a área de trânsito
30/08/2019 14h32

Coordenadores durante a abertura da capacitação realizada no auditório da Secretaria de Educação

Convênio assinado pelo Município por meio da Secretaria da Educação e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo, vai capacitar coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II e equipe técnica da secretaria, para o desenvolvimento e implementação do programa “Educação Viária é Vital”. O secretário de Administração, Railson Rodrigues, participou da abertura do evento representando o prefeito Anderson Prado.

O Programa Educação Viária é Vital tem como missão, auxiliar na redução dos elevados índices de acidentes de trânsito a partir de ações educativas que investem em comportamentos básicos para uma convivência de respeito e paz. A ideia é promover condições de um deslocamento seguro, de maneira que as crianças e adolescentes comecem, desde cedo, a adquirir hábitos que contribuirão para a formação de cidadãos mais conscientes, seguros, informados e respeitosos em relação à segurança viária e à própria vida.

Uma formação realizada na sexta-feira, 23, abriu o cronograma das atividades que serão organizadas em duas fases: capacitação presencial com carga horária de 4 horas e capacitação a distância com carga horária de 36 horas incluindo o tempo investido na sistematização dos projetos que serão realizados nas escolas. A formação foi realizada no auditório da Secretaria da Educação pela consultora Dolores Gonçalves da Fundação Mapfre.

Educação no trânsito: mobilizar para preservar a vida

“As atividades e projetos que serão implementadas por meio deste convênio, vão complementar o projeto de educação para o trânsito, que já estamos desenvolvendo em toda a rede municipal de ensino. Esta proposta já vinha sendo tratada transversalmente, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais, como tema local. Apoiando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2.013), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (2.011) e na Base Nacional Comum Curricular (2.018) o presente projeto foi formulado. Considerando as especificidades do município em relação ao trânsito, o projeto tem o intuito também de fazer com que as escolas reflitam sobre a temática, viabilizando a multiplicação de ações positivas relacionadas ao trânsito no município”, explica a secretária de Educação, Meiri Aparecida Galassi Montanhero.

Reflexões na escola

“Desta forma, as reflexões e situações proporcionadas pela escola e vivenciadas pelos alunos servirão para que os mesmos compreendam o sentido de cidadania, na medida em que serão desafiados a observar e vivenciar situações de forma lúdica, colocando-se como motoristas e pedestres, sendo portanto, protagonistas neste processo. Além disso, o projeto proporcionará o desenvolvimento de hábitos corretos e saudáveis no trânsito, contribuindo para a formação de condutores e pedestres responsáveis”, completa a secretária.

Desenvolvimento

Cada segmento da Educação se organizará de acordo com suas especificidades, propondo estratégias que contemplem a faixa etária dos estudantes. Assim, serão sugeridos pela Secretaria Municipal de Educação alguns procedimentos didáticos, porém as escolas terão autonomia para elaborar e desenvolver práticas condizentes com sua realidade.

O cronograma estabelecido para o desenvolvimento das ações previstas será iniciado a partir da segunda semana de agosto, tendo culminância na Semana Nacional do Trânsito, estabelecida no Brasil entre os dias 18 a 25 de setembro.

Considera-se assim, a relevância da temática e seus desdobramentos para a formação de indivíduos conscientes, que sejam capazes de atuar para a transformação da sociedade, iniciando as modificações no espaço onde vive e garantindo, desta forma, à escola, cumprir sua função social, servindo como espaço de debate e reflexão para a busca de soluções para os problemas sociais, visando sempre a humanização e a formação integral do indivíduo.