Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Escolas e creches municipais desenvolvem hortas educativas
23/08/2019 09h13

Escolas e creches municipais desenvolvem hortas educativas

O projeto "Minha Horta" é desenvolvido na Creche "Lúcio de Oliveira Lima"

Tendo em vista a promoção da sustentabilidade e educação ambiental, algumas creches e escolas municipais de Lençóis Paulista desenvolvem projetos de hortas educativas por meio de iniciativas simples e importantes para envolver as crianças com o meio natural e estimular o gosto pela alimentação saudável. A produção das hortas educativas são utilizadas na própria alimentação dos alunos na merenda escolar ou doadas ou até mesmo vendidas para as famílias, para manutenção dos projetos, envolvendo assim as famílias e a comunidade nos projetos.

Na creche Lúcio de Oliveira Lima, em 2019, foi criado o projeto "Minha Horta" por meio de parceria entre a coordenadora Elaine Cristina Luciano, professora Amanda Jaqueline de Oliveira Nunes e diretora Silmara Vieira Ereno. O projeto atende especificamente 26 alunos do bercário II, que tem entre 1 e 2 anos de idade. As crianças demonstram-se muito ativas, se interessam por toda e qualquer novidade da horta e participam de todo o processo desde o ato de semear, cuidar e colher. A horta foi criada no sistema vertical com foco na educação ambiental e alimentar das crianças. Outra Creche que se destaca é a "Neide Madeira Dias" no bairro Cecap, sob supervisão da diretora Márcia Cezarotti e coordenadora Roselene Ribeiro do Prado e cuidados especiaisdas servidoras Érica, Valentina e Marlene, as crianças contam com estrutura de canteiros definidos onde são produzidos alface, rúcula, espinafre, cebolinha, tomate, abacaxi, morango entre outras hortaliças, frutas e legumes.

As escolas de ensino infantil e fundamental I também desenvolvem projetos de hortas educativas como é o caso da EMEI "Yvone Conti Capoani" no Núcleo, conduzidas pela diretora Alessandra Varasquim e coordenadora Cecília Maximiano; EMEF "Maria Zélia Camargo Prandini" no Júlio Ferrari da diretora Taísa Ayub e coordenadora Milena Bueno; EMEF "Edwaldo Roque Bianchini" na Cecap, sob cuidados da servidora e educadora ambiental, Eliana Paccola. Nestas escolas, as hortas são trabalhadas em canteiros e também em caixotes de madeira. Na escola da Cecap, já foram produzidas em 2019 cenouras, tomates das espécies cereja e italiano, moranguinhos e alface, sempre com envolvimento e participação dos alunos. Já as escolas EMEF Guiomar Fortunata Coneglian Borcat, no Jardim Caju, EMEF "Ézio Paccola" no Jardim Primavera e EMEF "Philomena Briquesi Boso" também já trabalham com hortas educativas e buscam meios para dar continuidade.

As hortas educativas devem ser estimuladas e apoiadas, sempre tendo um profissional da escola que se responsabilize com os cuidados e manutenção. A hortas educativas, como o próprio nome diz, não possui foco na produção e sim na educação ambiental das crianças e jovens para disseminar técnicas e boas práticas sustentáveis para a alimentação, conforme previsto em ação da diretiva "Município Sustentável" do Programa Município Verde Azul. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fornece terra preparada para os canteiros e orientações, de forma articulada com a Secretaria de Educação.