Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos do curso "Jovem Aprendiz" visitam SAAE, ETE e Usina de Reciclagem
20/08/2019 16h42

Alunos do curso "Jovem Aprendiz" visitam SAAE, ETE e Usina de Reciclagem

Os alunos puderam conhecer mais sobre as operações dos locais visitados

Tendo em vista promover ações educativas e de conhecimento técnico aos alunos do curso "Jovem Aprendiz" realizado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e ASCANA (Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê), o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, receberam 21 jovens participantes do curso, para visitação nesses importantes pontos de Lençóis Paulista diretamente ligados ao saneamento básico.

Na segunda-feira, 19 de agosto, o grupo visitou a ETA (Estação de Tratamento de Água), na qual foram recepcionados pela bióloga Milena Guirado Coneglian, para uma explanação geral sobre o tema e em seguida conheceram as estruturas para captação de água bruta do Rio Lençóis e fases do tratamento desde a floculação, decantação, filtração e adição de cloro e flúor, de modo a garantir a qualidade da água distribuída para 50% da população do município. Outros 50% são abastecido por fontes subterrâneas ou 16 poços que também abastecem a população. O técnicos do laboratório da ETA também explicaram sobre o monitoramento da qualidade da água que é realizado 24h.

Em seguida, o grupo se dirigiu para a EEE (Estação Elevatória de Esgotos), onde também se encontra o Centro de Educação Ambiental do SAAE, os mesmos foram recepcionados pelo profissional responsável da ETE, Davi Vieira Santana, que também explicou sobre a rede de interceptores que garantem a coleta de esgotos domiciliares e chegada do efluente na Estação Elevatório que passa primeiramente pelo tratamento preliminar com a finalidade da remoção de resíduos sólidos e em seguida é encaminhada pela linha de recalque até as lagoas (anaeróbica e facultativa). Nas lagoas, o tratamento é realizado por um processo biológico de micro-organismos que se alimentam de matéria orgânica, sendo que este processo leva até 30 dias para a destinação do efluente tratado no Rio Lençóis. Todo o sistema é monitorado mensalmente por laboratório especializado.

Já na terça-feira, 20 de agosto, os integrantes do grupo "jovem Aprendiz" participaram de uma abrangente palestra com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, que explicou sobre as atribuições da SAMA, desde a limpeza pública, revitalização de praças e áreas verdes, arborização, coleta de lixo e sistema coleta certa, trabalho da coleta seletiva realizado pela Cooprelp e Adefilp, estruturação do novo aterro, administração do cemitério municipal, funcionamento dos varejões, educação ambiental, entre outras. Ainda o grupo foi guiado pelo educador ambiental e interlocutor suplente do Programa Município Verde Azul, Helton Damacena, até a Usina de Reciclagem para conhecerem a estrutura de coleta seletiva, usina de processamento de entulhos e aterro municipal.

Todas essas ações contemplam educação ambiental voltadas ao saneamento básico e atendem a requisitos previstos nas diretivas Gestão das Águas, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos do Programa Município Verde Azul.