Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura e PHD Cana realizam ação ambiental “Campo Limpo”
16/08/2019 17h04

Prefeitura e PHD-Cana realizam ação ambiental “Campo Limpo”

Os alunos acompanharam e vistoriaram áreas onde foi possível encontrar muitos resíduos

Na semana de combate a poluição, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) em parceria com a empresa agrícola PHD-Cana realizou uma importante ação de educação ambiental focada no combate ao descarte irregular de lixo, entulhos e outros resíduos em áreas de canaviais ou estradas rurais do município. Participaram da ação os alunos do 4º ano B da EMEF "Profª. Lina Bosi Canova", Jardim Ubirama, da professora Mélri Cristina da Silva, sendo que a escola está localizada na região mais próxima sede da empresa PHD-cana, onde a ação foi desenvolvida.

Os alunos foram recepcionados pelos sócios-proprietários da empresa, Hamilton César Pavan Rossetto e Pedro Luiz Lorenzetti, que explanaram aos alunos sobre a questão principal e enfatizaram a realização da ação “campo limpo”, marcada nacionalmente para o próximo domingo, 18 de agosto, e apresentaram um vídeo sobre a importância e reciclagem das embalagens de agrotóxicos, com a realização da tríplice lavagem para que possam ser reutilizadas de forma correta e sustentável. Toda ação foi assessorada por Adriana Stati, colaboradora da empresa.

Já pela prefeitura, o educador ambiental da SAMA, Helton Damacena de Souza, ministrou uma palestra sobre o Programa Município Verde Azul e suas dez diretivas, com enfoque na diretiva Resíduos Sólidos e serviços para destinação correta de pilhas e baterias, agendamento para coleta de inservíveis pelo telefone (14) 3269.7054, logística reversa de pneus, pilhas e baterias, eletrônicos, óleo de cozinha usado, importância da coleta seletiva realizada pela Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista) e Adefilp (Associação de Deficientes Físicos de Lençóis Paulista), enfatizando sempre o questionamento da data comemorativa da semana: “O que você faz para combater a poluição?” O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, e a coordenadora Edéria Pereira Gomes Azevedo também marcaram presença.

Na sequência, os alunos acompanharam e vistoriaram áreas no entorno onde foi possível encontrar muitos resíduos nas margens das estradas, como entulhos de construção civil (RCC), monitores de computadores, diversos materiais recicláveis (papelões, plásticos, metais, vidros), isopor, sofás, colchões, entre outros. A empresa PHD-Cana forneceu mão de obra para a coleta dos resíduos e a Prefeitura encaminhou maquinário como retroescavadeira e caminhão de apoio para remoção de toda sujeira, além de instalar mais placas com a orientação "É CRIME! JOGAR LIXO, ENTULHO E RESTO DE PODA EM ÁREAS PÚBLICAS E PARTICULARES". As placas também contém indicação do Disk Denúncia da SAMA que pode ser acionado pelo número (14) 3269.7054 com serviço de WhatsApp para comunicação.

No final da ação, os alunos visitaram uma importante nascente do Córrego da Prata em que puderam contemplar a beleza e tomar ciência da importância da mata ciliar, que deve ser devidamente cercada, protegida e mantida sempre limpa, livre de resíduos. A ação foi concluída com sucesso, uma vez que os alunos se mostraram preocupados e sensibilizados com a situação-problema. O conhecimento adquirido na ação poderá ser replicado aos seus familiares por meio de um panfleto distribuído pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A ação também contempla os critérios do Programa Município Verde Azul.