Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / O que você faz para combater a poluição?
14/08/2019 17h11

O que você faz para combater a poluição?

Jovens integrantes do grupo Leo Clube de Lençóis Paulista

Com objetivo de levar à reflexão sobre as atitudes individuais e coletivas para a conservação ambiental e o combate à poluição, Lençóis Paulista conta a Lei Municipal 3976/2009, que fixa o calendário de datas comemorativas do meio ambiente, regulamentada pelo Decreto Executivo nº 251/2010. Dentre elas, o dia 14 de agosto é reconhecido oficialmente como o “Dia de combate à Poluição”. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) desenvolve ações relacionadas ao tema durante todo o mês de agosto, com destaque para algumas ações que se concentram nesta semana especial, com visitas ao Centro de Educação Ambiental (CEA) no Parque do Povo e Nascente Municipal Modelo; Campanhas educativas; Plantio de árvores e mutirões de limpeza em praças e área rural.

Na segunda-feira, 12, jovens integrantes do grupo Leo Clube de Lençóis Paulista, clube de serviço oficial ligado ao Lions Clubs Internacional, participaram de campanha educacional chamando a atenção para o descarte irregular de lixo em praças, mais especificamente na praça “Domingos Antônio Mastrângelo” e Rua Cel. Álvaro Martins (Rua do Teatro Municipal “Adélia Lorenzetti”) e praça “Lourenço Gutierres” no Jardim Village. Essas praças e trajeto têm sido alvo do descarte irregular de lixo nos fins de semana, como copos, garrafas, tampinhas, latinhas de bebidas, entre outros. A equipe da SAMA realiza a limpeza dessas praças, porém se cada um que frequenta esses locais levassem seus resíduos em uma sacola para descartar na lixeira mais próxima, seria a atitude mais adequada e colaborativa para manutenção da área, afinal cada um deve ser o primeiro responsável pelo lixo que gera.

O plantio de árvores também está diretamente ligado ao combate à poluição, uma vez que combatem a poluição, beneficiam a qualidade do ar, do ambiente em que vivemos e favorecem a biodiversidade. Na terça-feira, 13, os colaboradores aniversariantes da Support Informática também plantaram mais 9 árvores na praça “Maria José Batista dos Santos”, no bairro Cecap.

Durante o mês de agosto para promoção da educação ambiental formal, alunos da educação infantil (Etapas II) da rede municipal participam de visitas ao Centro de Educação Ambiental (CEA) no Parque do Povo, onde participam de atividades monitoradas sobre o contexto e importância do Córrego da Prata e Rio Lençóis, limpeza dos nossos rios e das matas ciliares, e ainda visitam a nascente municipal modelo, situada no Jardim Europa. Os alunos também conhecem o conceito da biodiversidade e importância da salvaguarda dos animais silvestres; fauna doméstica com a guarda responsável e exploram as plantas do jardim sensorial, bem como as esculturas da fauna que contam com sistemas audiovisuais, tornando a aprendizagem mais lúdica e atrativa para as crianças e visitantes. Alunos do município de Borebi, da Escola “Profª. Iracema Leite e Silva” também visitaram o CEA de Lençóis Paulista nesta semana especial.

Na quinta-feira, 15, Lençóis Paulista por meio de interlocutor e representantes dos quadros da administração participa de mais uma capacitação do Programa Município Verde Azul no Teatro Municipal “Renata Lycia dos Santos Ludovicco”, em Macatuba, onde serão tratadas as diretivas Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Já na sexta-feira, 16, está planejada uma ação em parceria com a PHD-Cana, com foco na educação ambiental e mutirão de limpeza nos canaviais, que infelizmente também tem sido alvo do descarte irregular de lixo e resíduos, desta vez com participação dos alunos do 4º ano B da EMEF “Lina Bosi Canova”, Jardim Ubirama. Os alunos participam de palestra e acompanham o serviço com o maquinário na remoção dos resíduos, alertando ainda sobre os serviços prestados pela Prefeitura, como agendamento para coleta de inservíveis, funcionamento dos Ecopontos; Importância da coleta seletiva e reciclagem realizadas oficialmente pela Cooprelp e Adefilp; Reaproveitamento dos Resíduos de Construção Civil (RCC); Sistema de coleta mecanizada “Coleta Certa”, destinação adequada de óleo de cozinha usado e programa “Quando Acaba a Pilha”; Coleta de animais mortos e lixo infectante; Coleta de pneus; entre outros.

Ao final os alunos também visitam uma nascente da região.