Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos da Creche Morfina interagem com os da APAE e aprendem naturalmente sobre diversidade
07/07/2011 18h33

Uma série de atividades envolvendo os alunos da Creche Dona Morfina Grandi Paccola e da APAE de Lençóis Paulista está propiciando a oportunidade de aprenderem sobre a inclusão e a convivência com a diversidade. Nessas atividades, a música é utilizada como recurso inclusivo e auxilia a combater preconceitos.

No dia 1º de junho, por exemplo, os alunos do Maternal 1 tiveram uma aula de música em conjunto com os alunos da Apae. Após essa atividade, logo no dia 6, o Coral da Apae fez uma apresentação às crianças e emoção foi o que não faltou à ocasião.

Iniciativa

As atividades começaram logo após uma constatação da professora Tatiana Prandini. Juntamente com as monitoras e a estagiária, ela utiliza o espaço da EMEI Profª Áurea Bernardes, ao lado da creche, para realizar atividades com as crianças no horário das 11h30 às 12 horas. Ao verem uma funcionária da APAE que diariamente vai até a escola nesse horário e utiliza muletas para se locomover, as crianças começaram a fazer perguntas à professora.

Observando essa atitude, a professora conversou com integrantes da APAE sobre a possibilidade dos alunos da creche estarem interagindo com os alunos da APAE. “A intenção era que, com a convivência, o relacionamento entre eles pudesse ser algo mais natural, modificando-se assim o 'olhar para o diferente'”, explica a professora.

Aprendizagem em tempo real

A coordenadora pedagógica Rosemary aprova a iniciativa da professora. “É muito importante que o professor tenha a sensibilidade e a iniciativa em promover situações de aprendizagem como essa, pois vai além da mera transmissão de conteúdos desvinculados da realidade”, diz. “São situações reais de aprendizagem, de trocas, de convívio com a diversidade. Parece pouco mas não é tendo em vista que muitos dos grandes problemas mundiais têm origem na dificuldade que a humanidade tem em reconhecer 'o diferente'”.