Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente prossegue com implantação do “espaço árvore”
13/08/2019 16h22

Meio Ambiente prossegue com implantação do “espaço árvore”

O espaço tem por finalidade melhorar as condições na base da planta

De acordo com premissa da diretiva “Arborização Urbana” do Programa Município Verde Azul, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente prossegue com a implantação do “espaço árvore” em prédios públicos listados no cronograma apresentado em relatório.

Na primeira semana do mês de agosto, o calçamento da EMEF “Edwaldo Roque Bianchini”, Cecap, recebeu seis espaços árvores. O trabalho foi realizado pelos servidores Benedito Luciano Dias e Márcio Aparecido de Freitas, sob coordenação da engenheira agrônoma Edéria Pereira Gomes Azevedo.

O espaço árvore é uma área permeável implantada no entorno das árvores, nos calçamentos de prédios públicos e em novos loteamentos, de acordo com a Lei Municipal nº 4662/2014, que cria o Plano Municipal de Arborização Urbana, e Decreto Executivo nº 493/2017. O espaço ainda tem por finalidade melhorar as condições na base da planta, permitindo seu desenvolvimento sem comprometer a infraestrutura do calçamento e promovendo o crescimento saudável e íntegro. Esta ação serve como exemplo à população sobre a adoção da medida.

A largura mínima para ser instalado o “Espaço Árvore” é de no mínimo 2 (dois) metros de largura. Para a construção do espaço deve-se levar em consideração 40% da largura, ou seja, 80 cm, e o comprimento deve ser o dobro (1,6 m). Já nos calçamentos com medida inferior a 2 metros, o “Espaço Árvore” deve ocupar o leito carroçável e além das dimensões esse espaço deverá ter um elemento de identificação visual.

Em Lençóis Paulista, até o final do ciclo 2019 do Programa Município Verde Azul, que se encerra em 1º de outubro de 2019, o cronograma previsto deverá ser cumprido. Ainda estão previstos mais oito prédios públicos para a implantação: EMEF “Eliza Pereira de Barros”, Centro; UBS “Dr. José Antônio Garrido”, Jardim Ubirama; Creche “Maria Inez Crepaldi”, Jardim Maria Luiza I; Creche “Neide Madeira Dias” e EMEI “Maria Cordeiro Fernandes Orsi”, Cecap; EMEF “Amélia Benta do Nascimento Oliveira”, Vila Baccili; Creche “Wilson Trecenti”, Núcleo Luiz Zillo e EMEI “Marcelino Dayrell Queiroz”, Jardim Nova Lençóis.