Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria do Meio Ambiente também apoia horta da Casa Mãe da Piedade
09/08/2019 16h11

Secretaria do Meio Ambiente também apoia horta da Casa Mãe da Piedade

No momento estão em desenvolvimento os 20 canteiros estruturados com mudas de alface, couve e outras verduras e legumes

Tendo em vista a promoção de ações sustentáveis em nosso município, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) tem apoiado junto aos moradores, o desenvolvimento de um dos importantes projetos, o Acolhe + Mãe Piedade, especificamente a horta que envolve diretamente o trabalho de cuidados com a terra, preparo dos canteiros e manutenção para a produção de alimentos de forma orgânica.

A Secretaria apoiou o projeto com a limpeza geral do terreno onde está implantada a horta, inclusive com realização de poda, bem como com o fornecimento de terra e adubo preparado para a implantação dos canteiros. Também foi revitalizado o canteiro de um jardim da sede da entidade.

De acordo com a coordenadora do programa Acolhe + Mãe da Piedade, Sandra Medeiros da Silva, o projeto da horta teve também apoio da vereadora Irani Gorgônio e da voluntária Ivana Casali. Os cuidadores da horta são os próprios moradores, que se dedicam diariamente no serviço, principalmente Custódio Germano, Riomar Vieira e Claudenice Marciano. Os demais moradores se revesam no auxílio ao projeto.

Quanto a produção da horta, no momento estão em desenvolvimento os 20 canteiros estruturados com as mudas de alface, couve, salsinha, cebolinha, alho, rúcula e almeirão, além de legumes como beterraba, pimentão, rabanete e raízes como mandioca. Toda produção de alimentos orgânicos é revertida diretamente para a cozinha do programa Acolhe + Mãe da Piedade.

O projeto da horta no Acolhe + Mãe da Piedade também é importante para o município, uma vez que faz parte das ações que se somam às hortas comunitárias dos bairros Cecap, Jardim Caju e Jardim Carolina, como ação de estímulo à produção sustentável de alimentos, conforme prevê a diretiva “Município Sustentável” do Programa Município Verde Azul.