Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos e comunidade visitam Nascente Municipal Modelo
08/08/2019 16h44

Alunos e comunidade visitam Nascente Municipal Modelo

A partir do mês de agosto, os alunos da rede formal de ensino e grupos da comunidade participam de visitação monitorada na Nascente Municipal Modelo, localizada na mata ciliar do Córrego da Prata, no Jardim Europa. A iniciativa tem como propósito dar continuidade às ações que estão previstas na diretiva “Gestão das Águas” do Programa Município Verde Azul.

A Nascente Municipal Modelo deve ser um ponto de referência para trabalhar a educação ambiental junto às crianças, jovens e outros grupos comunitários de interesse, para que conheçam a importância da preservação da mata ciliar e das nascentes do Rio Lençóis e seus afluentes. O Córrego da Prata, segundo maior curso d'água que atravessa a área urbana, é uma referência de preservação de mata ciliar. Outros afluentes do Rio Lençóis já recebem atenção com reflorestamento para proteção das nascentes, principalmente em parceria com empresas agrícolas e proprietários de terras.

As crianças dos bairros Cecap e Jardim Ubirama, que participam da visitação em agosto, demonstram-se surpresas ao observarem uma nascente dentro da área urbana e tomam consciência sobre o problema do descarte irregular de lixo e resíduos, que não devem ser despejados na mata ciliar, enfatizando assim a necessidade da separação do material reciclável e destinação para coleta seletiva na manutenção da área de preservação permanente.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) instalou placa para identificação visual da nascente, bem como ao longo do percurso do Córrego também instalou placas de orientação com relação ao descarte irregular de lixo ou resíduos com divulgação do Disk Denúncia (14) 99819.4934.

A Nascente Modelo do bairro Cecap foi desativada para visitação, pois com a escassez de chuvas dos últimos meses o volume de água tem diminuído muito. Já a Nascente do Jardim Europa é perene, com afloramento de água durante o ano todo. A Nascente Municipal Modelo está localizada na mata ciliar do Córrego da Prata, na Avenida José Veloso, Jardim Europa.

Para agendamento de visitas monitoradas os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (14) 3269.7054.