Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Revitalização da praça da biquinha envolve gestão participativa
02/08/2019 16h38

Revitalização da praça da biquinha envolve gestão participativa

Crianças do maternal II da Creche “Lúcio de Oliveira Lima” com a professora Cibele Malagi e monitora Sueli Almeida participaram do plantio

Equipes de trabalho da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) tem se emprenhado no processo de revitalização paisagística da Praça “Lúcio de Oliveira Lima”, também conhecida como praça da biquinha, localizada na Rua Anita Garibaldi, Centro. No local, onde ocorreu a queda de uma árvore foram plantadas sete novas mudas, apropriadas para arborização de praças, sendo da espécie Cássia Macranthera, além da cobertura vegetal do solo com plantio de grama esmeralda e ornamentais, como Cicas e Lantanas-cambarás, conforme indicado pelo Secretário Claudemir Rocha Mio (Tupã) e coordenadora do meio ambiente, Edéria Pereira Gomes Azevedo.

No contexto, tendo como objetivo aplicar a temática da gestão participativa de acordo com manifestação popular sobre arborização da praça, alguns moradores do entorno e as crianças do maternal II da Creche “Lúcio de Oliveira Lima” com a professora Cibele Malagi e monitora Sueli Almeida participaram do plantio. Antes, as crianças e os moradores participaram de uma conversa introdutória com o educador ambiental Helton Damacena, sobre o tema da gestão participativa na arborização urbana, de acordo com a proposta de educação ambiental do Programa Município Verde Azul.

Em seguida, todos foram orientados pelos servidores José Daniel e Alysson Yamashita no processo de plantio, bem como houve o comprometimento no cuidado com as árvores, de modo a garantir o sadio desenvolvimento que beneficiará toda a comunidade que frequenta a praça.

Colaboração de todos

Vale ressaltar a importância da colaboração de todos para a manutenção e limpeza da praça, sendo que o lixo e resíduos gerados, principalmente nos fins de semana, devem ser depositados nas lixeiras apropriadas distribuídas pelas praças. Os proprietários de cachorros devem evitar que os animais fiquem soltos para que não façam necessidades no gramado ou no chão da praça, mantendo-a sempre limpa. Após a conclusão do processo de revitalização, a fonte da biquinha também deve ser reativada.