Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Comdema realiza sua 130ª reunião ordinária
30/07/2019 16h54

Comdema realiza sua 130ª reunião ordinária

O secretário de Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio (Tupã), discursou durante a reunião

Nesta terça-feira, 30 de julho, foi realizada a 130ª reunião ordinária do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Lençóis Paulista, no Centro de Educação Ambiental – Espaço Cultural “Cidade do Livro”. Na pauta da reunião estavam assuntos ligados a aprovação da resolução elaborada pelo COMDEMA e relato de ações realizadas durante os meses de junho e julho; resultado da qualificação de Lençóis Paulista no Programa Município Verde Azul; ações em planejamento para o mês de agosto e nascente Municipal Modelo.

Como destaque da reunião e tendo em vista a aplicação de legislação de educação ambiental municipal – Lei nº4989/2019, os membros presentes tomaram ciência e aprovaram o texto da Resolução nº 3/2019, que cria e disciplina o funcionamento do mês definido como “Junho Verde Azul” para ações educativas com base nas propostas do Programa Município Verde Azul. As ações de educação ambiental são realizadas de forma contínua e permanente durante os ciclos ambientais, porém há maior concentração dessas ações em junho, por ser o mês comemorativo do meio ambiente, conforme calendário de datas comemorativas ambientais.

No último dia 11 de julho, Lençóis Paulista obteve a segunda melhor nota, com 89,55 (escala de 0 a 100) na fase de qualificação do Programa Município Verde Azul, sendo que as ações terão continuidade para a certificação final, que deve ser divulgada em dezembro. A diretiva Conselho Ambiental recebeu nota 10 pela comprovação do funcionamento e ações desenvolvidas.

Para o mês de agosto, várias ações também serão realizadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e também pelos membros do COMDEMA, como é o caso da proposta “COMDEMA vai às escolas”, tendo como objetivo o engajamento dos estudantes e grêmios estudantis em projetos e ações de educação ambiental nas escolas estaduais. Iniciado na Escola Estadual “Dr. Paulo Zillo”, em março, a proposta será aplicada desta vez na Escola Estadual “Antonieta Grassi Malatrasi”, no dia 22 de agosto. Também será trabalhada a iniciativa das Eco Barreira a ser implantadas como um projeto-piloto no Rio Lençóis para captação de lixo flutuante, conforme já aplicado com sucesso no Rio Atuba pelo ambientalista e paranaense Diego Saldanha.

Ainda na presente reunião foi definida uma nova Nascente Municipal Modelo para visitação pública, localizada na mata ciliar do Córrego da Prata, Jardim Europa, além dos serviços realizados para estruturação que ocorre em uma outra nascente, também do Córrego da Prata, em parceria com a Zilor – energia e alimentos e PHD Cana, prevista para ser inaugurada em setembro.

As reuniões do COMDEMA são realizadas sempre na última terça-feira do mês, sendo abertas a participação popular. Para saber mais entre em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo número (14) 3269.7054.