Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Educação ambiental na ETE envolve servidores públicos
29/07/2019 16h44

Educação ambiental na ETE envolve servidores públicos

Todos conheceram as dependências do espaço e viram de perto o tratamento preliminar do esgoto gerado no município

Na quinta-feira, 25 de julho, os servidores da Secretaria de Meio Ambiente que atuam na limpeza pública de Lençóis Paulista participaram de uma visita ao Centro de Educação Ambiental da Estação Elevatória de Esgotos do SAAE.

Na oportunidade, a bióloga Milena Guirado Coneglian, do SAAE, explanou em palestra sobre o tema saneamento básico, e o educador ambiental e interlocutor do PMVA, Helton Damacena, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, colocou o tema no contexto do Programa Município Verde Azul.

Ao final todos conheceram as dependências do espaço e viram de perto o tratamento preliminar do esgoto gerado no município, bombeado por uma rede de recalque até as lagoas de tratamento para devolver o efluente ao Rio Lençóis. Outros temas foram abordados, como o descarte correto de óleo de cozinha, usado, e campanha da Coopróleo nas escolas. Todos os participantes da ação tiveram uma nova visão sobre a importância do trabalho de cada um, na limpeza pública e no serviço dos agentes comunitários de saúde para o saneamento básico no município, uma vez que está diretamente ligado ao tratamento de água e esgotos, drenagem de águas pluviais e resíduos sólidos.

A ação é uma medida que dá continuidade à proposta de educação ambiental da diretiva “Esgoto Tratado”, sobre tornar pública a existência e funcionamento da ETE de Lençóis Paulista, desta vez envolvendo a educação ambiental não formal, ou seja, público não pertencente às redes de ensino formal, de acordo com o Programa Município Verde Azul. As visitas ocorrem com frequência, de acordo com agendamento prévio com o SAAE e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A rede formal de ensino, alunos das escolas municipais do 6º ano, também participam dessas visitas técnicas, sendo que outras turmas devem ser agendadas a partir de agosto, na volta às aulas.