Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Violência contra a pessoa idosa é tema do 2º Encontro em Rede
25/07/2019 16h29

Violência contra a pessoa idosa é tema do 2º Encontro em Rede

Servidores municipais e profissionais de diversas áreas que compõem o Conselho participaram do Encontro

Nesta quinta-feira, 25, o Conselho Municipal do Idoso de Lençóis Paulista (CMILP) realizou no auditório da Secretaria de Educação o 2º Encontro em Rede com o tema “Violência contra a Pessoa Idosa: É preciso intervir”. A condução do evento e desenvolvimento das propostas que visam fomentar ações para contribuir na garantia dos direitos dessa parcela da população, no âmbito municipal, ficou a cargo da Dra. Marília Anselmo Viana da Silva Barzins, graduada em Serviço Social pelas Faculdades Metropolitanas Unidas; Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Membro Titular do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo.

A temática abordada no encontro é importante uma vez que segundo dados do Ministério da Cidadania são reportados mais de um tipo de violência contra idosos, por meio de canais de comunicação como o Disque Denúncia 100. Negligência (77%); violência psicológica (51%); abuso financeiro e econômico (38%) e maus tratos (26%) se destacam como as principais ocorrências registradas. Ainda segundo o Ministério, o Brasil possui cerca de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos, e de acordo com uma projeção feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa população pode atingir 73 milhões em 2060.

Estiveram presentes nessa segunda edição do Encontro, o Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Lençóis Paulista, Ivens José Casali; os secretários André Paccola Sasso (Desenvolvimento Econômico), Adriano Carlos Paccola (Finanças), Júlio Antônio Gonçalves (Planejamento), Meiri Aparecida Galassi Montanhero (Educação), Rodrigo Fávaro (Negócios Jurídicos) e Ricardo Conti Barbeiro (Saúde), além de servidores municipais e profissionais de diversas áreas que compõem o Conselho.